A direção da Fundação Maurício Grabois aprovou um conjunto de metas que compõe o plano de trabalho para 2009. A primeira delas já foi cumprida com êxito — a realização do curso nacional de formação da Escola Nacional do PCdoB, em janeiro, com mais de cem pessoas de todo o país. Ela foi seguida pela realização de cursos de formação em âmbito nacional, que estão em fase de execução. '

A Fundação Maurício Grabois também programou uma série de publicações. Além do material didático do curso, serão publicados livretos sobre temas específicos —alguns disponíveis (veja nesta edição) — e livros sobre políticas públicas, combate ao racismo, movimento sindical, filosofia e história.

O Centro de Documentação e Memória é outra meta que já está em fase final de execução e brevemente será inaugurado. A Fundação Maurício Grabois, em conjunto com outras organizações, também promoverá atividades sobre cultura, segurança pública e economia. Há ainda projetos de pesquisas sobre o proletariado brasileiro, a conjuntura econômica, a história do Brasil e a trajetória do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).