Grabois - MA
Notícias

UFMA recebe um dos maiores estudiosos do marxismo no mundo

TV Guará Publicado em 22.06.2015

Estudantes, historiadores e políticos estiveram reunidos na UFMA (Universidade Federal do Maranhão) para uma palestra do filosofo Domenico Losurdo, um dos principais estudiosos do marxismo na atualidade.

A presença do historiador e filosofo Domenico Losurdo reuniu centenas de pessoas no auditório da instituição educacional. Losurdo palestrou sobre o tema 'Marx e o balanço histórico do século XX'.

"O interesse que eu tenho por Marx é que ele nos permite compreender todos os tipos de conflitos sociais. Existe uma polarização social crescente entre riqueza e pobreza", diz o filosofo Domenico Losurdo.

Os pensamentos de Karl Marx eram modernos e defendiam a democracia e o conceito de um estado atrelado a três forças: a produtiva, a educacional e a profissional. A ideia é compartilhada pelo PCdoB (Partido Comunista so Brasil) e se aplica ao atual cenário político do Maranhão, já que o estado é o único do país a ser governado por um comunista.

"O pensamento do Marx é muito importante dentro da universidade tanto na área de ciências humanas e sociais, quanto na área de tecnologia", ressalta Li Chang Shuem, organizadora do evento.

 


Vídeo
UFMA recebe um dos maiores estudiosos do marxismo no mundo