Quem mais perde são Aécio Neves e o PSDB. Não somos nós, o PT e a presidenta Dilma Rousseff. Nas pesquisas anteriores, quando Dilma ou Marina eram retiradas da disputa – o Datafolha fez isso em uma delas – as principais beneficiadas eram elas mesmas. Daí a hipótese real de Dilma receber parcela dos votos que eram de Marina, não sendo ela candidata. A conferir.

Isso sem falar nos problemas dentro da Rede e da reação do eleitorado de Marina, um eleitorado muito dela e pessoal. Será difícil aceitar e entender um apoio dela a Eduardo Campos, com exceção é claro do eleitor totalmente anti-PT e antigoverno.

José Serra (PSDB) deve estar arrependido de não ter se filiado ao PPS. A aliança Marina-Campos abriu um espaço que ele poderia ocupar.

A direita fracassou

O fato mais marcante é o fracasso da direita no Brasil. Dois ex-ministros de Lula se unem. E do lado de lá, Aécio – até agora apoiado pelo Solidariedade, viabilizado com seu apoio, e possivelmente pelo DEM – pode ter menos votos do que Serra em 2010.

Por mais que Marina diga que continue sendo a Rede e que ainda não se decidiu, o fato é que o acordo incluiu o apoio a Eduardo Campos para presidente, um fato que muda o cenário eleitoral de 2014, mas cujas consequências ainda não podemos avaliar totalmente.

Daí a impropriedade, para se dizer o mínimo, de certas avaliações, que cheiram bravata, de que a eleição está ganha ou que a aliança muda tudo. Um pouco de humildade e realismo. Toda eleição depende da eleição. Pode parecer o óbvio, mas os últimos meses provam como a conjuntura politica e econômica muda, como questões internacionais e mesmo fatos políticos ou econômicos internos podem mudar o rumo de uma eleição.

Por fim, sabemos por experiência própria que uma eleição pode ser perdida por uma má campanha, errada na TV, ruim nos debates e confusa nos rumos políticos e programáticos. Todos nós já passamos por essa experiência.

Como sempre diz o Lula, melhor é trabalhar, fazer o governo cumprir seus compromissos com o país e o povo. A realidade é bem mais complexa que as análises e avaliações políticas de todos nós.

*José Dirceu, advogado, foi ministro da Casa Civil e é membro do Diretório Nacional do PT