Consciente da envergadura do pleito, o PCdoB tem-se empenhado para elevar sua participação nesta disputa. Tem clareza de que isto o tornará mais conhecido do povo, bem como suas ideias e lideranças. Buscará fortalecer sua acumulação de forças na esfera político-eleitoral com a eleição de prefeitos, prefeitas e vices, inclusive de capitais e destacadas cidades, e de um grande número de vereadores.

As eleições se realizam num cenário de grandes desafios

Embora “municipais”, sobre as eleições deste ano irão incidir os efeitos da grande e prolongada crise mundial do capitalismo, até hoje sem perspectiva de saída. Essa crise tem como núcleo as grandes potências capitalistas, mas já impacta os países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. Suas consequências negativas – como a redução do ritmo do crescimento, a queda da oferta de emprego, o arrocho no orçamento, entre outras – se manifestam, principalmente, no “território” das cidades.

Diante dessa crise, o PCdoB, reiteradas vezes, tem-se pronunciado para que o governo adote um conjunto de medidas ousadas, para tornar essa circunstância adversa numa janela de oportunidade. A presidenta Dilma tomou decisões corretas e corajosas nesta direção, mas é preciso avançar mais, sobretudo com medidas que elevem os investimentos para a retomada da industrialização e a edificação da infraestrutura. O debate a partir das cidades poderá reforçar a construção de um grande acordo nacional por: produção, emprego e distribuição da renda.

Cidades: humanizá-las, desenvolvê-las com sustentabilidade e modernizá-las

Desde os dois governos do presidente Lula, e agora no governo da presidenta Dilma Rousseff, o PCdoB atua para impulsioná-los a realizar um novo projeto nacional de desenvolvimento. Projeto que significa proporcionar ao país um ciclo vigoroso de crescimento econômico com sustentabilidade, distribuição de renda e valorização do trabalho. Projeto esse alicerçado numa crescente democracia, afirmação da soberania nacional e integração solidária com os países vizinhos.

Esse novo projeto nacional se realiza, ganha vida, em grande medida, nas cidades. A campanha eleitoral do PCdoB refletirá a singularidade de cada município, mas disseminará a mensagem de que nosso Programa, nosso projeto, visa a humanizar as cidades, a desenvolvê-las com base na sustentabilidade, e a modernizá-las com o objetivo de elevar a qualidade de vida de todos e, em especial, do povo.

Humanizar as cidades, no ideário do PCdoB, é prioridade do projeto nacional. Essa humanização virá com o povo tendo acesso universal à saúde, educação, moradia, segurança, trabalho, mobilidade e transporte, cultura, esporte e lazer. Essa humanização virá com a valorização do trabalho e a erradicação da pobreza e, também, com cidades bonitas, saudáveis, com a natureza protegida e em equilíbrio com o crescimento econômico. A universalização dos direitos básicos capazes de propiciar uma vida digna e feliz para o povo tem como meio a intensa e profunda democratização da sociedade.

Projeto eleitoral do PCdoB: ousado, desafiador e competitivo

Tendo clareza da dimensão acima sublinhada das eleições deste ano e, também, da necessidade de empreender um novo giro no processo de sua acumulação de forças na esfera político-eleitoral, já no ano passado o Partido iniciou a montagem e realização de seu projeto para a campanha que ora se inicia.

Com o atual projeto, dá seguimento a um objetivo que persegue, desde 2006, como uma de suas prioridades: lançar candidaturas majoritárias e chapas próprias às câmaras municipais, e onde isso não for possível apoiar candidatos da base aliada do governo federal e realizar coligações. O PCdoB fez e fará um grande esforço para que essa ação seja regida pela sua linha política nacional. Algo complexo, num país continental como o Brasil, de realidades municipais muito próprias nas quais as legendas, muitas das vezes, não guardam coerência com seu posicionamento nacional.

Guiado por sua tática política nacional, o Partido se movimentou para conquistar o apoio de legendas da base aliada do governo da presidenta Dilma Rousseff para suas candidaturas. Também se empenhou para manter a unidade política dessa base aliada, mesmo nesse tipo de eleição, por si dispersiva e na qual cada legenda, legitimamente, se desdobra para se fortalecer. Onde há mais de uma candidatura do campo do governo, o Partido defende que se estabeleçam compromissos de não confronto entre elas, e onde houver segundo turno contra a oposição, que haja uma convergência para assegurar a vitória de uma candidatura da base.

Realizadas as convenções, oficializadas as candidaturas, o balanço indica que o PCdoB obteve um resultado promissor na formação de seu projeto eleitoral. Um projeto ousado, competitivo e desafiador. O Partido realizou convenções em cerca de 2.100 municípios, nos 26 estados. Foram homologados 225 candidatos e candidatas próprios às prefeituras, 180 candidaturas a vice e mais de 10 mil candidaturas às câmaras municipais.

Das candidaturas às prefeituras, seis são em capitais e 25 em cidades-polos regionais. Outras 70 são relevantes no âmbito das realidades estaduais e significativas para a acumulação de forças do Partido.

Esse projeto – o maior da história do Partido, nesta esfera de disputa – cria para a legenda comunista possibilidades de êxitos importantes, em especial na disputa das capitais, com candidaturas a prefeito e vice. Nesse âmbito, destacam-se as seguintes candidaturas de Vanessa Grazziotin, em Manaus; Manuela D’Ávila, em Porto Alegre; Angela Albino, em Florianópolis; Inácio Arruda, em Fortaleza; Evandro Milhomen, em Macapá, e Isaura Lemos, em Goiânia. Lideranças comunistas também compõem a chapa majoritária, como candidatos a vice, nas seguintes capitais: São Paulo, com Nádia Campeão; Salvador, com Olívia Santana; Recife, com Luciano Siqueira; Teresina, com Lázaro José da Silva; Belém, com Jorge Panzera; Rio Branco, com Márcio Batista; Fortaleza, com Chico Lopes; e Goiânia, com Denise Carvalho.

O Partido também entra na disputa de prefeituras de cidades de porte médio do país, como Jundiaí e Suzano (SP), Caxias do Sul e Ijuí (RS), Foz do Iguaçu (PR), Contagem e Coronel Fabriciano (MG), Juazeiro, Paulo Afonso, Simões Filho e Guanambi (BA), Abreu e Lima, Bezerros e Pesqueira (PE), Barra Mansa, Belford Roxo e Nova Iguaçu, (RJ), Maranguape, Crateús e Aquiraz (CE), Itacoatiara e Tabatinga (AM), São José de Ribamar (MA), Nossa Senhora do Socorro (SE), Sapé (PB). Destaca-se, finalmente, Olinda – há três mandatos consecutivos governada pelo PCdoB.

Além disso, há condições de aumento do número de mandatos comunistas nas câmaras municipais, com chapa própria ou coligação. Sinal de que um expressivo número de lideranças se incorporou ao Partido é lançamento de chapas próprias a vereador em 16 capitais. A participação organizada em cerca de 2.100 municípios reflete o movimento de expansão e presença no vasto interior do país.

Para tornar vitorioso seu projeto eleitoral, a direção nacional do PCdoB hierarquiza a campanha eleitoral com a tarefa primordial do coletivo militante e aponta a seguintes tarefas:

1) Diante da dimensão elevada de seu projeto eleitoral – com múltiplas candidaturas, inclusive em municípios grandes e importantes do país –, o Partido é convocado, como um todo, para assumir a campanha como a tarefa primordial. O elenco de quadros, o coletivo militante, o conjunto de filiados, todos são chamados a se dedicar com entusiasmo para garantir o êxito desse empreendimento político que poderá reforçar a autoridade e a força política do PCdoB.

2) O Partido deve se empenhar pela vitória de suas candidaturas próprias majoritárias e proporcionais, bem como das forças avançadas de sustentação ao governo da presidenta Dilma Rousseff, como uma vitória importante também para a sucessão de 2014.

3) Estruturar as campanhas dos candidatos do Partido, sobretudo onde há candidaturas majoritárias e chapas próprias de candidatos a vereador. Nas cidades com candidaturas às prefeituras, o Partido deve saber partilhar e dividir esse desafio com as legendas coligadas e os demais aliados, constituindo para tanto conselhos políticos da coligação. Simultaneamente, mobilizar e alargar a rede de simpatizantes, apoiadores e buscar a adesão de lideranças representativas da sociedade e o engajamento entusiástico do povo.

4) Estabelecer poderoso e profissional trabalho de comunicação para as campanhas, nas ruas, nas redes e na mídia. Esse é o setor fundamental dentro da campanha, junto com o papel do(a) candidato(a). Realizar, igualmente, audaz e resolutivo plano de finanças com base na política e nos princípios do Partido e de acordo com a legislação pertinente. Dotar a estrutura de campanha com assessoria nas áreas jurídica e contábil e outras que se fizerem necessárias para garantir a correção e lisura da campanha, e ao mesmo tempo evitar reveses decorrentes de falhas nesta esfera.

5) Sempre mobilizar o Partido, seus quadros, militantes, filiados e apoiadores. O PCdoB tem esse diferencial estratégico: uma base consciente e organizada para as campanhas. Os(as) candidatos(as), em especial, precisam tratar com esmero essa base, conferir-lhe motivação para assumir como sua a campanha dos candidatos comunistas e de aliados. Cuidar bem dela, organizá-la, distribuir as responsabilidades de cada um e de cada coletivo é trabalho que exige atenção permanente das direções municipais. Por isso, a direção municipal e a estadual precisam manter seu funcionamento como órgão central da condução da campanha e mobilização partidária.

Finalmente, a direção nacional do Partido conclama o coletivo militante, apoiado nas forças do povo e no largo campo democrático e patriótico, a abraçar com garra e entusiasmo as tarefas delineadas para tornar vitorioso o projeto eleitoral do PCdoB e de seus aliados. Certamente, serão muitas as dificuldades e os confrontos se anunciam acirrados, mas toda vez que o Partido é desafiado, ele surpreende, sabe se desdobrar, sabe se multiplicar e agregar as forças necessárias à vitória de seu projeto.

Com entusiasmo, vamos ao encontro do povo, com as nossas candidaturas e nossas bandeiras!

Vamos tornar vitorioso o mais ousado projeto eleitoral do PCdoB às eleições municipais!
 

São Paulo, 8 de julho de 2012.
O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil – PCdoB