Xi, de 64 anos, foi acompanhado por Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji e Han Zheng. “Fui reeleito como secretário-geral do Comitê Central do PCC”, disse Xi, confiante, perante um fundo de uma grande pintura sobre o panorama da Grande Muralha. “Vejo isto não apenas como uma aprovação do meu trabalho, mas também como um encorajamento que me estimulará”, disse.

Xi agradeceu a todos os outros membros do Partido a confiança que colocaram na nova liderança e prometeu trabalhar diligentemente para “cumprir nossos deveres, cumprir nossa missão e merecer de sua confiança”. Nos próximos cinco anos, disse Xi, haverá diversas importantes conjunturas e postes itinerários. “Devemos não só realizar a primeira meta centenária, mas também iniciar a viagem em direção à segunda meta centenária”, indicou. O ano 2018 marca o 40º aniversário do lançamento da reforma e abertura. Xi disse que a China fará esforços determinados para aprofundar de maneira abrangente a reforma e se abrir ainda mais para o mundo.

O ano 2019 marca o 70º aniversário da fundação da República Popular da China. O PCC continuará com os esforços para realizar todas as tarefas definidas nos 13º Plano Quinquenal, desenvolver novos planos para o futuro da China e ver a prosperidade de todos os empenhos, assinalou. Xi reiterou a determinação de estabelecer uma sociedade moderadamente abastecida em todos os aspectos em 2020. Ele disse que o Partido deve permanecer comprometido a uma filosofia de desenvolvimento centrada no povo e fazer progresso firme em direção à melhora no sentimento de cumprimento das pessoas e à prosperidade comum para todos.

Centenário do PCCH em 2021

Xi disse que o partido gerará ondas de energia positiva que podem se transformar em força poderosa e nacional que estimule o desenvolvimento e progresso da China. “Para um partido que luta pelo bem-estar eterno da nação chinesa, o centenário apenas significa a plenitude da vida”, salientou. “Como o maior partido político do mundo, o PCC deve se comportar de um modo compatível com este status.”

Xi disse que a China trabalhará com outras nações para construir uma comunidade global com um futuro compartilhado e fazer contribuições novas e maiores para a causa nobre de paz e desenvolvimento para toda a humanidade. Ele disse que o 19º Congresso recebeu cobertura extensa e detalhada, e a cobertura da imprensa atraiu a atenção do mundo. Um total de 452 principais partidos políticos em 165 países enviou 855 mensagens de congratulação para o PCC sobre o congresso.

Xi incentivou a imprensa a continuar a acompanhar o desenvolvimento e progresso da China, e conhecer e informar mais dimensões da China. “Nós não precisamos de elogios pródigos de outros, porém saudamos aliás a cobertura objetiva e sugestões construtivas. Pois nosso lema é: ‘em lugar de elogios, eu ficaria contente de que minha integridade enche o universo'”, disse Xi.

________

Fonte: Agência Xinhua