– Na última semana da campanha presidencial a Colômbia enfrenta polêmica sobre possibilidade de fraudes no processo eleitoral desde domingo (27). O governo Santos também é acusado de restringir a participação de observadores internacionais. O candidato da centro-esquerda Gustavo Petro denunciou no fim de semana uma alteração de algoritmos do software das urnas eleitorais que poderiam causar fraude. Governo colombiano respondeu contestando e dizendo que o candidato não tem provas das acusações. A polarização da eleição está entre Petro e Iván Duque, o candidato uribista que é dado como favorito por algumas pesquisas.

– A organização política colombiana Marcha Patriótica e outras associadas apresentaram um informe denominado “Todos os nomes, Todos os rostos” que revela que desde que foram assinados os Acordos de Paz (Governo e FARC), já foram assassinados 385 líderes sociais e defensores dos direitos humanos, dos quais 161 pertenciam à Marcha Patriótica e 63 eram ex-combatentes.

– Após 41 dias de greve de fome (no último dia 19) o líder das FARC, Jesus Santrich suspendeu o protesto. Já perdeu 16 quilos e tem problemas nos rins. Ele segue defendendo a necessidade de reorientar o processo dos acordos de paz. Na véspera, dia 18, o novo partido FARC havia emitido nota dizendo que reitera a defesa da inocência de Santrich frente às acusações caluniosas e infames que recebeu. Santrich foi preso no dia 9 de abril em Bogotá a pedido dos EUA sob acusação de tráfico de drogas. Ele foi um dos principais negociadores dos acordos de paz.

– Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, apresentou uma lista de 12 exigências para o Irã e anunciou que os EUA vão impor “as sanções mais fortes da história” caso as exigências não sejam cumpridas.

– Advogado e professor de direito, sem experiência política, Giuseppe Conte, foi apresentado nesta segunda (21) como candidato a primeiro-ministro da Itália. Os líderes do M5E e da Liga, Di Maio e Salvini, excluíram suas próprias candidaturas e resolveram apresentar uma pessoa que garantisse o “equilíbrio” entre as duas forças.

– Na Nicarágua ocorreu ontem o 3º. encontro da mesa de diálogo entre governo e oposição. Na ocasião foi apresentado um relatório preliminar da CIDH que apontou graves violações dos direitos humanos e pelo menos 76 pessoas mortas durante os protestos. Outras 868 pessoas ficaram feridas e 438 detidas. A CIDH também apresentou recomendações à mesa que foram todas acatadas.

– Uma das três sobreviventes do acidente aéreo em Havana, na ultima sexta (18), não resistiu e faleceu na tarde desta segunda (21). A autoridade de aviação civil do México afirmou, também nesta segunda (21), que suspenderá temporariamente as operações das Aerolineas Damojh (Global Air). O acidente é o mais grave ocorrido em Cuba nos últimos 30 anos. Maioria das vítimas era de Holguín e 33 pessoas mortas já foram identificadas e encaminhadas para o funeral com suas famílias.

– Negociação para uma cúpula entre EUA e RPDC (Coréia do Norte) continua indefinida. Não se sabe se o encontro do dia 12 de junho ocorrerá. Imprensa internacional divulga que a fala do secretário nacional de segurança americano, John Bolton, sobre a Coreia do Norte seguir o “modelo da Líbia”, associada à continuidade dos exercícios militares entre EUA e Coreia do Sul teria sido o estopim do novo esfriamento das relações. (Na época, citada por Bolton, a Líbia permitiu que observadores americanos e britânicos tivessem acesso às instalações nucleares, em troca do fim de sanções comerciais). Em seu Twitter, Trump disse, nesta segunda (21), que a China parece ter tornado a fronteira com a Coreia do Norte “mais porosa e permeável” e disse que a China “precisa” continuar seu forte e estreito controle da fronteira até que um acordo de desnuclearização com Kim Jong-un seja alcançado. A China é o principal parceiro comercial da Coreia do Norte.

– Novo presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, tomará posse em 15 de agosto, após cinco anos do governo de Horácio Cartes, que assume como Senador em 1º. de julho.

– O Grupo de Lima, de 14 países latino-americanos, incluindo o Brasil, declarou nesta segunda (21) que não reconhece a legitimidade das eleições presidenciais na Venezuela e que irá convocar seus embaixadores em Caracas para expressar protesto. O Itamaraty também soltou nota própria condenando as eleições.

– Um outro documento de condenação à Venezuela foi assinado por Argentina, Austrália, Canadá, Chile, EUA e México comunicando que tomarão “medidas políticas, econômicas e financeiras” para sancionar o regime venezuelano. Governo brasileiro não assinou pois o Brasil só impõe sanções a outros países sob decisão do conselho de segurança da ONU.

Resultado de imagem para maduro venezuela gif 

– Uma das medidas adotadas pelos EUA pós-eleições venezuelanas foi a proibição de envolvimento de cidadãos norte-americanos em negociações de títulos da divida da Venezuela e outros ativos. Quanto a cidadãos venezuelanos sancionados já são 62 e 15 entidades, maioria empresários e líderes do governo Maduro. Ontem o vice-presidente Mike Pence anunciou que virão novas medidas de sanção.

– Exército da Síria declarou controlar a capital Damasco e seus arredores. Um último ponto, o distrito de Yarmuk, ainda não está sob controle do governo.

– Com milhares de pessoas nas ruas no último domingo (20), o Uruguai realizou a 23ª Marcha (anual) do Silêncio. A marcha é realizada todos os anos por Verdade, Justiça, Memória e Ditadura Nunca Mais.

– Papa Francisco fez história novamente ao dizer a um chileno vítima de abuso praticado por padre pedófilo: “Deus te fez assim, te ama assim, a mim não importa”. Há uma semana 34 bispos chilenos colocaram seus cargos à disposição do Papa após escândalos de abusos sexuais.

Resultado de imagem para papa francisco gif 

– Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, será sabatinado hoje (22) no Parlamento Europeu. Será transmitido ao vivo pela internet, no site do parlamento, às 13h15 (hora de Brasília).

– A união europeia tem nova legislação sobre a proteção de dados da internet. Mudança começará a valer a partir da próxima sexta (25).

– Gilberto Gil cancelou um show que faria em Israel no dia 4 de julho. O cantor já havia se apresentado em Israel no ano de 2015 sob muitas críticas daqueles que alertam sobre o  genocídio do povo palestino por israelenses.

Resultado de imagem para gilberto gil gif 

– A montagem com a justaposição de duas fotos, feita pelo portal Weibo, viralizou na internet chinesa nos últimos dias. Trata-se de uma foto de 1901, quando representantes chineses e forças coloniais assinaram o Protocolo de Paz para pôr fim à guerra dos boxers, e uma foto da semana passada da negociação comercial com representantes dos EUA. Na foto de 1901 os representantes chineses eram velhinhos da dinastina Qing e os ocidentais eram homens de meia idade. Na foto da semana passada, os chineses são bem mais jovens (há uma mulher) do que os velhinhos (todos homens e brancos) norte-americanos.

 

– A Câmara de Comércio Exterior brasileira (Camex) em uma mesma nota restringe a importação de laminados de aço da China e suspende a restrição. Segundo o governo brasileiro, trata-se de sinalizar para a China que não aceitará concorrência desleal.

– Três lotes de documentos norte-americanos chegaram ao Brasil, em 2015, após conclusão dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. Enviados pelo governo Obama, estão no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. Um deles, que veio à luz recentemente é um relatório de integrantes da inteligência americana que descreve as circunstâncias do atentado do Riocentro e o nível de participação de integrantes do governo militar, apesar de isentar Figueiredo de responsabilidade direta.