Chamada de Artigos Revista Princípios – Edição 159 (janeiro- abril de 2020).

DOSSIÊ: TRABALHO E PROLETARIADO

A Revista Princípios (ISSN:1415-7888) é um periódico científico de teoria, política e cultura. Classificada entre os estratos B3 e B5, a depender da área, foi posicionado na pré-classificação de períodicos realizada pela CAPES como A4, a revista torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático TRABALHO E PROLETARIADO, organizado pelo economista e Prof. Dr. Renildo Souza (UFBA). Prevista para abril de 2020, a publicação pretende reunir ensaios teóricos inéditos e artigos resultantes de pesquisas empíricas que possam contribuir para a discussão acerca das  mudanças ocorridas no mundo do trabalho e de seus efeitos sobre a composição da classe trabalhadora e sobre a condição proletária nos tempos atuais. O objetivo do dossiê é reunir contribuições sobre o tema do trabalho e do proletariado contemporâneo, contemplando ao menos três questões:

1)  Como se caracterizam as principais mudanças na natureza e na organização do processo de trabalho no capitalismo pós-1980? Quais as razões dessas mudanças?
2)  Como se caracterizam os impactos das mudanças no mundo do trabalho sobre a estruturação das classes sociais e sobre as lutas dos trabalhadores? Quais são as razões desses impactos?
3)  Como o proletariado se reconfigura no século XXI?

Tendo esses questionamentos como referência, espera-se que os artigos tratam de temas como:

i) novos problemas sobre jornada e condições de trabalho e funcionamento da economia capitalista;
ii) novas tecnologias, inteligência artificial, digitalização, plataformização e gig economy;
iii) gênero, raça e gerações no mundo do trabalho;
iv) ideologia a partir do mercado, digitalização e empreendedorismo;  vigilância e controle patronal;
v) trabalho e acumulação de capital; produção e financeirização; teoria do valor-trabalho, exploração e novos termos do trabalho não-pago; desemprego e a nova superpopulação relativa;
vi) classes sociais e proletariado; organização dos trabalhadores, ação sindical e movimentos sociais; luta de classes;
vii) desigualdades sociais, direitos trabalhistas e previdenciários; contra-reformas neoliberais
viii) formação de identidades profissionais e consciência de classe entre o proletariado contemporâneo.

Os assuntos sugeridos não impedem que outras questões, pautas e abordagens pertinentes ao dossiê sejam recebidas. 

A revista também aceitará contribuições de relatos de pesquisas com temáticas diversas, a fim de compor a seção miscelânea.

As contribuições devem consistir em textos originais e inéditos escritos em português ou traduzidos para esse idioma com autorização de seus autores e que estejam em conformidade com as normas da revista (disponíveis em anexo).

As contribuições devem ser enviadas para o endereço eletrônico até 25 de abril de 2020.

São Paulo, 10 de fevereiro de 2020.

Comitê Editorial da Revista Princípios

Normas de Publicação

A Revista Princípios é um periódico científico de teoria, política e cultura estruturado para receber contribuição de artigos científicos originais, provenientes de resultados de pesquisas; de artigos de revisão; e de ensaios teóricos, tanto em fluxo contínuo quanto em resposta às chamadas públicas para composição de dossiês temáticos. Todas as propostas de artigo deverão ser inéditas, não tendo sido publicadas em outro periódico ou repositório digital em língua portuguesa, e serão submetidas à avaliação às cegas por pareceristas ad hoc. 

No qualis 2013-2018 ela está classificada, a depender da área, entre os estratos B3 e B5. Na pré-classificação realizada recentemente pela CAPES e que servirá de subsídio para o novo qualis periódicos a revista foi pré-classificada no estrato A4. 

Formato do Artigo:

Os artigos submetidos devem observar as seguintes normas de formatação:

1 – O artigo deve ser estruturado da seguinte forma: Título, Autor(es) e/ou Autora(as), Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, introdução, desenvolvimento do texto, referências. Notas de rodapé são opcionais, exceto para apresentação dos autores.
2 – Para a avaliação, o texto deve ser redigido em português.
3 – O documento deve ser submetido em formato doc. ou docx.
4 – Fonte Arial 12 e espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas. As citações em fonte ARIAL 11 e espaçamento 1,0 (um), as notas de rodapé em fonte Arial 10 espaçamento 1,0, referências em fonte Arial 11 e espaçamento 1,0 (um) e espaço entre parágrafos (depois da linha em 6 pt)
5 – Todas as folhas do manuscrito devem trazer o seu número sequencial de página.
6 – O artigo completo deverá ter no mínimo 15 páginas e no máximo 35 páginas.
7 – Título do artigo deve ter, no máximo, 15 palavras.
8 – O resumo e o abstract devem conter de 100 a 200 palavras cada. Não deve ser redigido em primeira pessoa e deve incluir tema geral, problema de pesquisa, objetivos, métodos e principais conclusões.
9 – As Palavras-chave, keyword devem ser no mínimo 3 e no máximo 5, em português e Inglês.
10 – A identificação dos autores/autoras deve vir em nota de rodapé e constar sua titulação, vínculo institucional e e-mail.
11 -Os Subtítulos devem ser numerados de forma sequencial em números arábicos.
12 – Elementos gráficos (Tabelas, quadros, gráficos, figuras, fotos, desenhos e mapas). Devem ser numerados em algarismos arábicos na sequência em que aparecem no texto. Observar as normas da ABNT para referências e inserção de legendas e fontes em cada elemento. Devem estar em formato original que permita edição, no corpo do texto.
13 – Imagens coloridas e em preto e branco, digitalizadas eletronicamente em .jpg com resolução a partir de 300 dpi, apresentadas em dimensões que permitam a sua ampliação ou redução mantendo a legibilidade.
14 – As citações devem ser feitas no sistema autor-data de acordo com as normas da ABNT.
15 – As citações no corpo do texto e as referências deverão obedecer às normas da ABNT para autores nacionais e Vancouver para autores estrangeiros. Consulte um guia rápido, caso tenha dúvidas no link: http://www.bvs-sp.fsp.usp.br:8080/html/pt/paginas/guia/i_cap_08.htm.
16 – Avaliação às cegas: Ao submeter o artigo à Revista Princípios, o autor deverá enviar dois arquivos, num dos quais deverá suprimir todas as identificações de autoria (diretas e indiretas) do texto que seguirá para as avaliações às cegas de pareceristas ad hoc.
17 – Juntamente com os arquivos com as propostas originais, os autores deverão enviar a ficha de cadastro de autores e a declaração de cessão de direitos para publicação para se dar início ao processo de avaliação.