Notícias

Manter viva a contribuição de Losurdo ao pensamento marxista

Da redação Publicado em 17.08.2020

Na última quinta-feira, 13 de agosto, a Fundação Maurício Grabois e a Editora Anita Garibaldi realizaram o lançamento online do livro: Losurdo, presença e permanência. O debate, mediato por Ana Maria Prestes, contou com as participações do presidente da FMG, Renato Rabelo, do professor João Quartim de Moraes, organizador do livro, do professor Diego Pautasso.

Debate de lançamento do Livro Losurdo: Presença e Permanência

Na saudação de abertura, o presidente da Fundação Maurício Grabois, salientou que o livro "tem o objetivo de oferecer ao leitor de língua portuguesa o esboço inicial da obra de Losurdo, um dos mais importantes autores marxistas de seu tempo”.

João Quartim de Moraes, disse que a perenidade da obra de Losurdo depende do que vamos fazer dela. "Na Itália, muitos pesquisadores e intelectuais que estão dispostos e decididos manter a perenidade na prática, mantendo a sua obra no centro da reflexão socialista e no combate ao imperialismo”. 

Quartim destacou que, para Losurdo, a luta ideológica tem uma centralidade fundamental. Para o marxista italiano, "a luta ideológica está enraizada no vocabulário político, não existem palavras políticas inocentes, todas elas estão carregadas de ideologia". 

Outro estudo importante de Losurdo, segundo o organizador do livro, é sobre o totalitarismo, ao mostrar a instrumentalização do termo pela direita, que tentou usá-lo para caracterizar o regime socialista. "Ele demonstra como a direita subverteu o termo trabalhado por Hanna Arendt para caracterizar exatamente o nazismo na Alemanha".

O professor Diego Pautasso, autor de um dos textos da coletânea, destacou que Losurdo recuperou a centralidade da questão nacional, "a libertação nacional deveria ser um grande impulso para as revoluções socialistas". E, "para fortalecer uma abordagem marxista nos debates das relações internacionais, nós trazemos a contribuição do Losurdo para este campo".

 


Serviço:

Autores: João Quartim de Moraes (org.), Domenico Losurdo, Stefano Azzarà, Diego Pautasso, Gaio Doria e Marcelo Fernandes

ISBN: 978-65-990905-3-0

Formato: Livro Impresso

Páginas: 140

Edição: 1ª

Ano: 2020

Peso em Gramas: 240

Formato: 16x23x1cm

Preço: R$ 32,00

Para compra: https://www.livrariaanita.com.br/