O Centro de Investigaciones para el Desarrollo (CIDES), que lançou no final de 1993 a revista Espacios, nasceu com a intenção declarada de criar espaços de unidade e ação e de fortalecer o compromisso dos quadros intelectuais equatorianos com os interesses populares. O objetivo da revista é fomentar e veicular esse elo de unidade e pluralismo na construção de propostas concretas; utilizar os acervos interpretativos e doutrinários do marxismo na formulação criativa dos rumos da luta social; e resgatar a memória histórica e a combatividade política das frentes revolucionárias e movimentos populares da América Latina.

O editorial do primeiro número traz uma crítica contundente ao projeto neoliberal no Equador e ressalta que existe hoje, naquele país, um movimento intelectual importante, que, com a iniciativa e energia, procura construir um caminho próprio, não sujeito aos interesses do grande capital.

O número 1 contém ainda uma série de artigos que combatem o neoliberalismo com fundamentos filosóficos, políticos e econômicos: “Tribulações de um país subdesenvolvido”, “Agricultura e ficção do livre mercado”, “América Latina no final do século XX”. “Doutrina, Estado e crise”, entre outros. Os demais artigos tratam também do debate sobre o socialismo, Cuba, questões sociais e atualidades do movimento popular.

Espacios vem marcar presença estimuladora na luta dos povos latino-americanos, em especial dos equatorianos, frente à ofensiva neoliberal que a todos nós desafia.