Defender a teoria marxista e lutar pelo socialismo científico nos tempos atuais – em que o capitalismo hegemônico dita regras, impõe valores, forma opiniões e faz crer existir apenas o pensamento único burguês como viável – é tarefa melindrosa que requer atenção especial para pensarmos nosso contra-ataque. A melhor resposta para este desafio é, sem dúvida, o trabalho de formação política e ideológica.

Uma experiência rica está sendo vivida pela União da Juventude Socialista (UJS) em Viçosa. Cidade universitária situada na Zona da Mata mineira e terra natal do ex-presidente Arthur Bernardes, Viçosa conta com aproximadamente seis mil estudantes universitários e uma população próxima aos setenta mil habitantes. É neste cenário que a UJS vem desenvolvendo um trabalho exitoso de debates de formação teórica.

O chamado Debate da UJS vem discutindo e estudando todos os textos da revista Princípios há cerca de três anos. Mantendo uma regularidade a ferro e fogo, todas as quartas feiras à noite, nos reunimos em uma sala da Universidade Federal de Viçosa para discutirmos os textos da Princípios. Os debates são conduzidos por um professor do departamento de educação da Universidade. Ele seleciona o texto que será estudado na respectiva semana em comum acordo com os participantes e, com a prévia leitura, a matéria é lida novamente em grupo, permitindo assim melhor compreensão e participação efetiva nos debates.

A revista Princípios é a ferramenta imprescindível que contribuiu, nestes três anos, para a compreender e denunciar o neoliberalismo e suas consequências catastróficas aos povos; para a análise criteriosa das experiências socialistas; e também, para aprofundar a análise das conjunturas políticas nacional e internacional. Aproveitando dessa rica fonte de informação que é a revista Princípios, estamos conseguindo "remar contra a maré" e mostrar ser possível lutar contra as tendências dominantes no mundo. Provado sucesso desta experiência é o número crescente de participantes em nossos debates que chegam a lotar uma sala com capacidade para 80 pessoas, mantêm uma boa frequência e participam fervorosamente das discussões.

É a revista Princípios, com seu caráter independente e fiel ao marxismo, que permite ser possível esta iniciativa em tempos de “unanimidade neoliberal".