Princípios 60
“Agradeço o convite para o lançamento da edição nº 60 da revista Princípios; (…) parabenizo a iniciativa e deixo meus sinceros votos de estima e consideração.”
Donisete Braga
Deputado Estadual/SP
Polêmica
“(…) Ao contrário do que afirma Jacob Gorender, que ‘são [os trabalhadores assalariados intelectuais] os mais capazes de adquirir a visão de conjunto da evolução histórica e alcançar a consciência da necessidade de uma alternativa socialista-comunista’, os assalariados intelectuais não contam com nenhuma vantagem ‘imanente’ no processo de conscientização revolucionária. O simples fato de terem treinamento técnico significa apenas que ‘aprendizado’, para eles, significa aquilo que Paulo Freira chamou ‘concepção bancária de ensino’ (da qual eles são vítimas) – muito mais presente nas instituições de ensino técnico que nas demais. Mesmo a posse de profundos conhecimentos científicos e filosóficos não garante uma conscientização revolucionária. (…)”
Paulo Henrique Rodrigues Pinheiro
Paranaguá/ PR
________________________________________
Registro de apoio
“(…) Quero manifestar meu imenso apreço e admiração pelo excelente trabalho em prol da cultura e do socialismo que é editar Princípios.”
Marival de Oliveira
Registro/SP
________________________________________
Ilegalidade nos EUA
“Sou ministra-conselheira da carreira diplomática do Brasil, aposentada. Cheguei de viagem e estou indignada com o que me aconteceu. (…) Mando em anexo fotocópia do envelope no qual meu passaporte ficou retido ILEGALMENTE durante vôo Hong Kong- São Paulo porque eu passava em trânsito, portanto com permanência só nos aeroportos, nos EUA. Retiveram também as fichas de embarque nos aeroportos pelos quais passaria em trânsito em Los Angeles e Miami, assim como os tíquetes das malas despachadas. Reparem que as instruções para o pessoal da segurança dizem e repetem que os documentos retidos dos passageiros em trânsito ‘poderão’ (may) ser devolvidos ao passageiro no momento de sua chegada ao destino final fora dos EUA, não dizem ‘deverão’ (must), palavra que utilizam sistematicamente nos outros casos. (…)”
Marina do Rego Freitas de Toledo
Santana do Parnaíba/SP

EDIÇÃO 61, Mai/Jun/Jul, 2001, PÁGINAS 82