A fome mundial

"Há hoje no mundo 840 milhões de pessoas subnutridas, 95% delas vivem em países identificados como em desenvolvimento. Este número foi revelado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) durante a apresentação do informe anual, em 16 de outubro último. Segundo os dados, 30 milhões de pessoas morrem por ano devido à má distribuição mundial de alimentos. Uma vergonha coletiva.

A Cúpula Mundial de Alimentação, que aconteceu em Roma, em 1996, encerrou-se com o objetivo de reduzir à metade o número de pessoas que sofrem de má-nutrição até 2015. O que indigna não é que isto terá de ser adiado para 2050 (se tudo continuar como está agora), mas que o objetivo será atingido na data prevista porque as pessoas estão morrendo.

A pobreza é a maior responsável pela fome em um mundo de abun-dâncias. Não há escassez de alimentos; há escassez de vontade para solucionar o problema. Outras causas da fome são as secas e as inundações (cada vez mais extremas e frequentes pela mudança climática) e as turbulências políticas, sociais e económicas.

Os conflitos armados são uma das causas mais comuns de insegurança alimentar. Entre 2001 e o início de 2002, foram provocadas situações de emergência alimentar em 15 países. Na República Democrática do Congo, martirizada pela guerra, o número de pessoas subnutridas triplicou em um ano. No Afeganistão, desde que os Estados Unidos iniciaram sua cruzada o número de pessoas que passam fome aumentou em mais de dois milhões.

A expectativa de vida de um recém-nascido nos países mais pobres é de 38 anos. Uma em cada sete crianças nascidas nos países onde a fome é extrema morrerá antes de completar cinco anos. Por ano, seis milhões de crianças menores de cinco anos morrem por falta de alimentos e nutrientes essenciais. A sensação de fome é tão cruel que chegam a comer terra para tentar rechear o vazio do estômago.

A FAO calcula uma inversão adicional de 24 milhões de dólares por ano para acelerar o progresso na redução da fome e conseguir o objetivo da Cúpula Mundial de Alimentação. Após os atentados de 11 de setembro, os Estados Unidos aprovaram um orçamento em armamento recorde: 379 bilhões de dólares. Cada dia morrem mais de 25 mil pessoas de fome e as ajudas não crescem; se reduzem. (…)"

Christian Selles
Agencia de Información Solidaria

EDIÇÃO 67, NOV/DEZ/JAN, 2002-2003, PÁGINAS 82