Artífices do atraso

“Li o texto de apresentação da nova edição da revista. Ele traduz o pensamento das pessoas que têm mente progressista. Os partidos PFL e PSDB são o artífice do atraso, do servilismo ao Império Ianque e da eterna dependência do capital norte-americano. Esses partidos criticam todas as iniciativas do governo Lula, quando estas visam à união dos países em desenvolvimento.
Parabéns por colocar em discussão esse tema e expor a verdadeira face desses partidos que dormiram no poder por quase 10 anos.”
André Muinhos Pôrto
São Paulo/SP

Reprodução de artigo

“Gostaríamos de saber se a revista autoriza a publicação, no jornal da nossa entidade (ADUPE – Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco), da entrevista com o professor Demerval Saviani, veiculada na revista Princípios, edição nº 73, com citação da fonte.”
Maria Auxiliadora Leal Campos
Recife/PE

Democratização da comunicação

“O Barracão Para Mamulengo, através do Centro de Imprensa Alternativa (CIA), há tempos vem realizando uma série de ações visando à democratização da Comunicação e da Cultura. Atualmente, estamos trabalhando na reformulação da equipe e das propostas e, afinal, concluindo o nosso sítio eletrônico.
Há alguns meses estamos assessorando jurídica e midiaticamente as atividades da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Praia Grande (Umespg). Já lançamos o jornal da entidade, o Movimento. E agora terminamos o site Umespg.org, que pretende aumentar ainda mais a participação dos estudantes na sociedade. (…)”.

Carlos Gustavo Yoda e Ruy Marques
Santos/SP

Revista Princípios é lançada em Natal

“Sindicalistas e diversos representantes da sociedade civil participaram em 26/8, na Capitania das Artes, em Natal (RN), do evento de lançamento da revista Princípios, inaugurando uma nova fase da publicação. Idealizada pelo jornalista João Amazonas, em 1981. A partir desta edição, a de número 74, a revista tem periodicidade bimestral e uma circulação nacional mais abrangente.
Na ocasião, a representante da Editora Anita Garibaldi, em Natal, a sindicalista Fátima Viana, ressaltou que “a política passa, necessariamente, pelo debate teórico, na incessante conquista de corações e mentes” e que, nesse aspecto, o jornalista e então dirigente do PCdoB, João Amazonas, teve um papel preponderante ao lutar pela construção de um instrumento aberto ao debate político e teórico das idéias. (…)”
Jan Varela
Natal/RN

EDIÇÃO 75, OUT/NOV, 2004, PÁGINAS 82