Segundo o professor, na crise destacam-se alguns elementos centrais: a baixa taxa de crescimento econômico — que gera a baixa taxa de acumulação de capital fixo produtivo —, o crescimento exponencial dos ativos financeiros e renda de juros — pelo qual o capital financeiro recebe cerca de 29% do PIB em juros —, a hegemonia do capital bancário, a perda de participação da indústria no PIB — que também gera uma “commoditização” das nossas exportações e, consequentemente, a concentração funcional de renda e queda da parcela salarial no PIB.
Miguel Bruno questiona modelo brasileiro
Segundo o professor, na crise destacam-se alguns elementos centrais: a baixa taxa de crescimento econômico — que gera a baixa taxa de acumulação de capital fixo produtivo —, o crescimento exponencial dos ativos financeiros e renda de juros — pelo qual o capital financeiro recebe cerca de 29% do PIB em juros —, a hegemonia […]
POR: Redação
∙ ∙1 min de leitura
Notícias Relacionadas
-
Simpósio da FMG debate crise do neoliberalismo e as tendências atuais da financeirização
Especialistas demonstram que o Brasil não possui um Plano Nacional de Desenvolvimento há décadas. Confira as análises dos professores José Carlos Braga, Miguel Bruno e Marcelo Fernandes.
-
FMG e PCdoB reforçam cooperação com PCCh em visita de comitiva chinesa
Presidente da FMG, Walter Sorrentino apresentou para a comitiva chinesa o Centro de Estudos Avançados Brasil-China (CEBRAC).
-
Mudanças no mundo do trabalho impõem desafios ao Brasil
Especialistas reunidos em simpósio da Fundação Maurício Grabois analisam impacto das transformações tecnológicas, precarização e o cenário político-ideológico das relações laborais. Confira as análises de Clemente Ganz, Giovanni Alves e Kenzo Soares.
-
IA não é inteligente nem artificial, por que? História, limites e desafios éticos da tecnologia
Apesar do termo 'inteligência artificial', criado por John McCarthy em 1955, a IA atual se baseia em modelos estatísticos projetados por humanos – sem consciência ou emoções. Conheça os desafios éticos e os riscos à soberania diante do poder crescente das grandes corporações de tecnologia
-
Esquerda precisa construir uma nova agenda para o capitalismo digital, defende pesquisador
Terceira mesa do Simpósio da Fundação Maurício Grabois debateu desafios impostos pelas big techs e propõe estratégias para uma nova agenda da esquerda no capitalismo digital. Confira as análises de Marcos Dantas e Helena Lastres.
-
50 anos da Carta de São Paulo: a luta democrática e feminista no 8 de Março
A leitura do documento na Assembleia Legislativa de São Paulo, no Dia Internacional das Mulheres e durante a ditadura, uniu reivindicações populares à luta pela democracia, consolidando a data como símbolo de resistência.