Estiveram presentes no evento o ministro Sérgio Rezende, da Ciência e Tecnologia, a ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – que em sua intervenção ressaltou a importância da participação popular na discussão sobre gênero, aumentando inclusive sua influência no campo da ciência, e fez o lançamento da 6ª Edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero — e representantes do Ministério da Saúde, Marinha, secretários estaduais de Ciência e Tecnologia e deputados federais. Todos recepcionados pelo presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão, que deu as boas vindas falando sobre a história do CNPq e sua relevância para a construção de uma política de Ciência e Tecnologia no país.

Aragão lembrou que o órgão surgiu como Agência de Fomento à Ciência e Tecnologia, ainda em 1951, e que na época foram concedidas 300 bolsas de pesquisa. Atualmente o órgão que deu origem ao MCT concede 90 mil bolsas e tem entre seus bolsistas cientistas premiados nacional e internacionalmente.

Ele falou ainda dos programas mantidos pelo CNPq e em parceria com outros órgãos, a exemplo do PROANTAR. Parceiro do Ministério do Meio Ambiente desde 1991, o órgão é responsável pela operacionalização da parte científica do Programa que pretende ampliar os conhecimentos sobre o continente antártico. “Este é um programa que confere papel de protagonista à pesquisa brasileira.” elogiou.

O professor, geneticista, João Lúcio Azevedo que, falou representando os demais agraciados. Ele ressaltou a importância do trabalho do CNPq e enfatizou a necessidade de troca de informações com o setor produtivo.
Encerrando o evento, o ministro Sergio Rezende destacou a importância da instituição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país e, citando o prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, valorizou o trabalho em equipe desenvolvido pelos Ministérios. Ele afirmou que o presidente Luís Inácio Lula da Silva é o grande responsável por essas parcerias, uma vez que estimula toda a equipe ministerial para o trabalho conjunto em benefício do país e da população.

Sergio Rezende afirmou ainda que o Brasil se encontra em um processo acelerado de desenvolvimento de C&T. “Hoje não podemos dizer mais que estamos esperançosos em avançar internacionalmente no campo da ciência, mas sabemos que temos um futuro brilhante pela frente, pois as políticas de incentivo e estimulo a ciência e tecnologia vêm construindo a cultura que o nosso país precisa, ou seja, uma cultura que impulsiona jovens a seguir a carreira científica, uma cultura que busca a igualdade de gênero em todos os âmbitos, na qual as mulheres devem ser protagonistas, ao lado dos homens na busca do pelo desenvolvimento sustentável do Brasil”