Representantes da Argentina, a Bolívia, o Chile, Cuba, o Equador e a Venezuela, como país anfitrião, assistem ao encontro realizado na Universidade Nacional Experimental das Artes (Uneartes), segundo informou o ministério para a Cultura.

Um total de 35 especialistas menores de 40 anos discutirão até no dia 20 de novembro próximo diversos você tema, entre eles criação literária e meios alternativos; estética e criação; novas linguagens, hegemonia imperial [vs]. alternativas em resistência; identidades na globalização e mudança social e cultural. O objetivo do intercâmbio é propiciar um maior conhecimento entre os povos da América Latina sobre a base da reflexão em torno dos desafios do mundo atual.

Está previsto também impulsionar projetos artísticos culturais que permitam ampliar as possibilidades de promoção dos mais jovens criadores da região.

A coordenação do evento, auspiciado pelo Centro Nacional do Livro da Venezuela (Cenal) e o Centro Cultural Dulce María Loynaz de Cuba, faz parte do Convênio Cuba-a Venezuela.

O I Encontro de Jovens Escritores e Intelectuais da ALBA acontecerá no marco da VI edição da Feira Internacional do Livro da Venezuela (Filven-2010) que abriu suas portas no último dia 12 e culminará o 21 vindouro.

Com o lema "A Pátria grande escreve sua história", a entrevista apresentou como principais propostas mais de 300 atividades artísticas e literárias em cinco salas, 117 stands, um salão de história em quadrinhos e uma reunião internacional de promotores de leituras. Filven 2010 comemorará os 200 anos da independência dos países de nossa a América, ao estar dedicada à Argentina, a Colômbia e o México.

____________________________________________________________

Fonte: Prensa Latina