A cifra para o ano de 2011 proposta pelo Governo Obama, 708 mil milhões de dólares, é seis vezes superior à gasta pela China e representa um aumento de 3,5 por cento face a 2010, e de seis por cento em relação à última proposta elaborada pela administração Bush.

Uma das rubricas que oneram o orçamento de guerra é a entrada em funções, no Afeganistão, de uma nova geração de aviões não tripulados, os «Gorgon Stare», revela o Washington Post.

Equipadas com nove câmaras de vídeo, as aeronaves transmitirão até 65 imagens diferentes das áreas de combate, mas os militares admitem que ainda não sabem se terão capacidade para processar tamanha quantidade de informação, isto é, duvidam da sua utilidade.

Outro programa de alto custo no orçamento da Defesa dos EUA é o que se refere ao controle do ciberespaço. A partir de 20011, todo o conteúdo considerado «perigoso» para a segurança do Estado será censurado por Washington no âmbito do Cybercom.

A intervenção por parte das autoridades norte-americanas sobre as comunicações de qualquer índole está prevista desde a aprovação do chamado Acto Patriótico, em 2001.

_____________________________________________________________

Fonte: jornal Avante!