Casaldáliga é polêmico e afiado. Nos casos de abusos sexuais cometidos por padres, que populam o noticiário no mundo inteiro, o bispo recolhido a aposentadoria aponta três fatores como agravantes. E afirma que a Igreja Católica precisa rever a questão do voto de celibato dos padres – a castidade.

– Esse problema é secular, só que acontecia dentro das próprias famílias, entre pai e filhos, irmãos, primos e isso ficava dentro da própria família. Agora a coisa estourou, primeiro porque temos mais liberdade de comunicação, segundo porque alguns espertos principalmente nos EUA e na Irlanda descobriram uma fonte para abrir processos e terceiro porque a igreja precisa reestudar novamente o problema do celibato.

O eterno "Bispo do Araguaia" lembra que o Vaticano disse há pouco "que o celibato não é para discutir". Ele, contudo,discorda: "É sim, não que o celibato seja a causa principal, mas o problema sexo precisa ser revista"

Pedro Casaldáliga recorre a própria Bíblia para fundamentar sua tese de rediscussão sobre o assunto. "Na Bíblia tem três tipos de castrados, pela natureza, pelo homem e por Deus, aqueles que renunciam ao matrimonio para dedicar sua vida a obra de Deus, existe essa vocação e quem ha têm, precisa assumir. Agora falei uma vez para um grupo de seminaristas que a renúncia ao sexo não acontece uma vez apenas, mas é uma luta diária que nos acompanha a vida toda. É uma renúncia diária, é preciso rever o celibato com mais realismo" – prega.

________

A informação é do 24 Horas News