De modo geral podemos afirmar que o curso foi vitorioso, tendo cumprido seus objetivos fundamentais nos aspectos político-pedagógicos, propiciando aos Comitês Estaduais um grande reforço na formação dos (as) camaradas que desenvolveram o conjunto de atividades.

Com um total de 94 alunos (as) presentes, tivemos 32 mulheres (34%), superando – ainda que de maneira limitada – o objetivo de termo no mínimo 30% de quadros femininos.
 
Comitês Estaduais representados = 18

Destaque para a Frente de Juventude = 12 participantes

Alunos (as) por região:
Sudeste – 27 (29%)
Nordeste – 27% 29%
Norte – 13 (14%)
Sul – 11 (12%)
Centro Oeste – 4 (4%)
Militantes da Frente de Juventude – 12 (13%)

Alunos (as) por Comitê Estadual
Acre – 03
Amazonas – 07
Bahia – 10
Ceará – 05
Distrito Federal – 01
Goiás – 02
Mato Grosso do Sul – 01
Pará – 01
Paraíba – 01
Pernambuco – 08
Piaui – 02
Rio de Janeiro – 04
Rio Grande do Sul – 09
Rondônia – 01
Roraima – 01
Santa Catarina – 02
São Paulo – 18
Tocantins – 01

No tocante aos demais aspectos:

A) De modo geral, observando o conjunto das avaliações – realizadas ao final de cada bloco de aulas, núcleo a núcleo, bem como as impressões dos (as) professores (as) e pelo debate realizado na coordenação da Escola, destacamos alguns apontamentos importantes:

1) Persiste entre os (as) alunos (as) o sentimento de que o Curso Nível III necessita ter mais tempo, ou seja, o adequado equilíbrio entre aula expositiva, atividades em grupos e leitura individual só seria atingido com um curso de maior duração;

2) Várias foram as observações sobre melhorias no aspecto didático, que vão da necessidade de alguns (as) professores terem maior interatividade com os (as) alunos (as) durante as aulas – às proposituras de que as apostilas precisam ter mais textos de suporte;

3) Outra proposta que aparece com razoável força indica a necessidade de os textos utilizados ao longo do curso serem encaminhados com antecedência. Se a demanda é justa, por outra, nos defrontamos com um problema crônico: normalmente as listas de alunos (as) são consolidadas às vésperas do curso e geralmente não recebemos os endereços eletrônicos para encaminhar leituras prévias ou quaisquer outros textos de suporte.

4) Chama a atenção o baixo retorno de avaliações preenchidas. Com 94 alunos (as) no total, o núcleo com maior retorno de fichas prenchidas foi o de Filosofia – 68 (72%). A média de retorno para os demais núcleos ficou abaixo dos 50%. Estado e Classes teve exatas 47 avaliações (50%) Economia 44 (46%), Socialismo 33 (35%) e Partido 29 (30%).

5) Ficou a percepção da parte de vários (as) professores (as) de que parte dos (as ) alunos (as) não tinham referencial teórico suficiente para acompanhar o Nível III de modo adequado, seja porque não fizeram os níveis anteriores ou ainda pela falta de um estudo mais continuado, individual e/ou por ausência de outras atividades de formação no âmbito dos estados;

6) Cerca de 20 alunos (as) não compareceram, sendo que na semana anterior ao curso estavam confirmados (as). Ainda que boa parte dos (as) camaradas ausentes tenham apresentado justificativa em função de questões variadas surgidas nos dias imediatamente anteriores ao início do curso, é importante destacar que cada Comitê Estadual teve tempo adequado para consolidar seus participantes, o que denota ainda algum grau de inconsistência em relação às prioridades para a política de formação no âmbito de alguns C.Es

Encaminhamentos diversos:

1) Conforme as definições da Escola Nacional, o curso é considerado como plenamente cumprido após cada aluno (a) encaminhar um Trabalho de Conclusão, que pode ser um artigo ou monografia bem como o fichamento de algum livro constante na bibliografia do Curso Nível III. Esse Trabalho de Conclusão é um instrumento importante para que os (as) próprios (as) alunos (as) desenvolvam o conhecimento obtido com o curso, aprofundando seus estudos individuais, ao mesmo tempo em que, trabalho concluído, socialize com o coletivo partidário a sua produção intelectual, através de publicação na página da Escola Nacional.

Para efetivar o Trabalho, ficam propostas as seguintes datas:

Até 30 de Abril de 2011 – O (a) aluno (a) deverá encaminhar à coordenação da Escola Nacional sua proposta de trabalho;

Até 30 de Agosto de 2011 – Encaminhar o trabalho concluído. Ele será analisado pelas coordenações dos núcleos de ensino e pesquisa, conforme o tema proposto (Filosofia, Estado e Classes, Economia Política e Desenvolvimento, Socialismo, Partido), para eventuais ajustes a serem propostos a quem o elaborou ou para publicação imediata a partir da sua aprovação.

2) Solicitamos aos  (as) camaradas que não preencheram a avaliação (núcleo a núcleo), que o façam até o próximo dia 20 de março