Senhoras e Senhores Parlamentares,

Amanhã, às 19 horas, em São Paulo, a Fundação Maurício Grabois realizará um ato solene em justa homenagem ao centenário do grande historiador marxista Nelson Werneck Sodré, nascido a 27 de abril de 2011.

Até o início da década de 1950, Nelson Werneck Sodré teve uma brilhante carreira militar, tendo sido instrutor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Participou ativamente da luta pelo monopólio estatal da pesquisa e lavra do petróleo no Brasil e combateu a participação do Brasil na guerra da Coréia.

O Brasil teve em Nelson Werneck Sodré um influente intelectual comunista, autor de 58 livros que abordaram a história do Brasil, divulgando o pensamento marxista entre nós, além de ter se dedicado a importantes livros de memória, como soldado e como soldado e como escritor.

Sua obra é, ainda hoje, um valioso instrumento para a compreensão de nossa realidade social, tendo como base o pensamento de Karl Marx.

A professora Olga Sodré, filha do homenageado e curadora de sua obra, estará presente à solenidade, assim como o professor Marcos Silva, da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da USP e autor do Dicionário Crítico Nelson Werneck Sodré; e o jornalista José Carlos Ruy, editor da Classe Operária e membro da

Será uma oportunidade de valorizarmos seu talento, sua dedicação ao estudo de nossa história e a coragem na defesa de suas posições.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigada, senhor presidente!