Vai à sanção da presidenta Dilma Roussef o projeto de lei da deputada Perpétua Almeida (PCdoB) que inscreve os nomes de cerca de 65 mil soldados da borracha no Livro dos Heróis da Pátria. A proposta passou por todas as comissões da Câmara e foi aprovada, em caráter conclusivo, na tarde da última segunda-feira, na Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado, sendo o último relatório assinado pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) antes de ela assumir o cargo de ministra-chefe da Casa civil.

“Os Soldados da Borracha estiveram sujeitos a condições de trabalho e sobrevivência extremamente severas, contribuindo diretamente para o mesmo objetivo dos ex-combatentes, que se uniram às Forças Aliadas para derrotar as Potências do Eixo”, defendeu a senadora-ministra. Seu voto foi acatado pela unanimidade dos senadores.

Nas páginas de aço do livro, os soldados da borracha farão companhia aos únicos dez brasileiros citados como heróis da pátria até o momento, entre os quais Plácido de Castro. Outros quatro já estão aprovados e aguardando inclusão de seus nomes. O líder sindical e ícone ambiental mundial Chico Mendes.

Nervos de aços

Recrutados para a Segunda Guerra Mundial, quando ofereceram a vida à Nação, num gesto de excepcional dedicação e heroísmo, os soldados da borracha farão companhia,no Hoje, apenas dez heróis têm seus nomes citados, inclusive Plácido de Castro. Outros quatro já estão aprovados e aguardando inclusão no Livro dos Heróis da Pátria – dentre eles o do líder sindical e ícone ambiental mundial Chico Mendes.

Perpétua ainda é relatora da Proposta de Emenda Constitucional que reajusta a pensão dos ex-seringueiros (dois salários mínimos) ao soldo pago hoje a um segundo-tenente do Exército Brasileiro (R$ 3 mil). O voto da deputada será apresentado na próxima semana, na comissão especial que trata do assunto no Congresso Nacional.

A homenagem se deve ao trabalho realizado pelos 65 mil brasileiros que foram para a Amazônia durante a 2ª Guerra Mundial. "Esse contingente realizou notável trabalho, suprindo as necessidades de látex durante o conflito mundial, uma vez que foi bloqueado o acesso aos seringais da Malásia", explica ela.

Em seu relatório, Gleisi Hoffmann explica que, "embora não tenham participado dos combates, os Soldados da Borracha estiveram sujeitos a condições de trabalho e sobrevivência extremamente severas, contribuindo diretamente para o mesmo objetivo dos ex-combatentes, que se uniram às Forças Aliadas para derrotar as Potências do Eixo".

Precursor da aviação

Na mesma reunião, os senadores também aprovaram a inscrição do nome de Júlio Cezar Ribeiro de Souza no Livro dos Heróis da Pátria. O autor do projeto (PLC 143/2010), o ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA), informa que Júlio Cezar Ribeiro de Souza foi um cientista e inventor paraense, o qual, na década de 1880, "desenvolveu as bases teóricas da aerodinâmica da navegabilidade aérea", sendo assim um dos precursores da aviação mundial.

Na justificação da matéria, seu autor explica que a proposta do cientista "para a dirigibilidade dos veículos mais leves que o ar, inspirada na observação do vôo dos pássaros, baseava-se na estrutura fusiforme dissimétrica dos balões, consagrada posteriormente, inclusive nos famosos dirigíveis Zeppelin".

Ao apresentar seu voto favorável ao projeto, o relator, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), também informa que as experiências de Júlio Cezar foram reconhecidas à época por diversas instituições científicas e tecnológicas, tendo ele obtido a patente de seu "balão planador" em nove países.

O Livro dos Heróis da Pátria, que repousa no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília, pode abrigar o grupo soldados da borracha em suas reluzentes páginas de aço. E por força de lei. O projeto foi apresentado esta semana pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) como reconhecimento aos mais de 65 mil brasileiros (nordestinos) recrutados para a Segunda Guerra Mundial, quando ofereceram a vida à Nação, num gesto de excepcional dedicação e heroísmo.

A tramitação do projeto nas comissões, até chegar, finalmente, no plenário da Câmara, para votação conclusiva, já teve início. Perpétua é relatora da Proposta de Emenda Constitucional que reajusta a pensão dos ex-seringueiros (dois salários mínimos) ao soldo pago hoje a um segundo-tenente do Exército Brasileiro (R$ 3 mil). O voto da deputada será apresentado na próxima semana, na comissão especial que trata do assunto no Congresso Nacional.

Hoje, apenas dez heróis têm seus nomes citados, inclusive Plácido de Castro. Outros quatro já estão aprovados e aguardando inclusão no Livro dos Heróis da Pátria – dentre eles o do líder sindical e ícone ambiental mundial Chico Mendes.

Dados do Ministério da Previdência, que paga o benefício a eles, afirmam que o Estado do Acre abriga mais da metade dos nordestinos ainda vivos que sobreviveram às adversidades do front de guerra – doenças, ambiente inóspito e animais ferozes. "Sem dúvida, nos campos de batalha, morreram mais soldados da borracha do que os combatentes de guerra", disse a deputada.

No Congresso, há quase duas dezenas de projetos propondo novos candidatos. E por uma questão de justiça, também mulheres (Maria Quitéria, Ana Néri e Anita Garibaldi). Até hoje, o único projeto do tipo a receber parecer desfavorável por causa do mérito foi o que indicava o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos.

Catorze leis já estão em vigor, incluindo nomes no Livro dos Heróis da Pátria. Porém, quatro deles ainda não foram efetivamente inseridos

Herói Data da lei Data da inscrição

Tiradentes 11/12/1989 21/4/1992
Deodoro da Fonseca 11/12/1989 15/11/1997
Zumbi dos Palmares 20/11/1996 21/3/1997
Dom Pedro I 30/8/1999 5/9/1999
Plácido de Castro 2/5/2002 17/11/2004
Duque de Caxias 28/1/2003 28/1/2003
Almirante Tamandaré 5/12/2003 13/12/2004
Chico Mendes 22/9/2004 Ainda não ocorreu
José Bonifácio 19/5/2005 21/4/2007
Almirante Barroso 25/5/2005 11/6/2005
Santos Dumont 9/5/2006 26/7/2006
Frei Caneca 11/10/2007 Ainda não ocorreu
Marechal Osório 27/5/2008 Ainda não ocorreu
Barão de Serro Azul 15/12/2008 Ainda não ocorreu

_______________

Fonte: Agência Amazônia