Companheiros e Companheiras

Parabenizo o Foro de São Paulo e as Fundações Perseu Abramo e Maurício Grabois pela iniciativa de realizar este importante seminário, em parceria com a UFRJ e a COPPE.

Nada mais pertinente e oportuno, para os povos do nosso continente, do que debater os avanços e desafios das forças progressistas, em especial no que diz respeito a suas experiências de governo.

Em nenhum outro momento de sua história a América Latina e o Caribe contaram, simultaneamente, com tantos governos progressistas. A maioria dos nossos países é governada hoje por alianças políticas lideradas pela esquerda. E o que é mais importante: alianças que têm demonstrado, na prática, não só um forte compromisso ideológico, mas também notável responsabilidade institucional e competência administrativa, promovendo reformas que mudaram para melhor a face dos nossos países em benefício dos trabalhadores e do povo pobre. A recente eleição do companheiro Humalla no Peru fortalece – e muito – esse processo. Em outros países, são bastante animadoras as perspectivas de vitória da esquerda nos pleitos que se avizinham. Em suma: depois das “décadas perdidas” do neoliberalismo, a América Latina hoje é cada vez mais democrático-popular.

Tudo isso aumenta a nossa responsabilidade coletiva, obrigando-nos a pensar em profundidade o já feito e a escrutinar o futuro com rigor e criatividade. Só assim seremos capazes de aprofundar as mudanças econômicas, sociais e políticas em curso no continente, tornando-as irreversíveis.

Tenho certeza de que este seminário, cujas questões-chaves foram tão bem escolhidas e cujos debatedores estão entre as lideranças progressistas mais expressivas da América Latina, terá pleno sucesso.

Um abraço fraterno do companheiro Lula.