O professor João Candido foi contemplado com o Prêmio Ciccillo Matarazzo, que homenageia a personalidade mais atuante na área. Os vencedores foram anunciados essa semana pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) que elege anualmente os destaques culturais, homenageando artistas, críticos, exposições e personalidades.

Leia também:

Portinari: um comunista militante da causa da paz

“Esse prêmio representa o reconhecimento à realização de um sonho: trazer os painéis Guerra e Paz ao Brasil, restaurá-los aqui e promover a sua exposição a amplos segmentos de público, no Brasil e no exterior”, explica João Candido Portinari.

Os troféus serão entregues durante cerimônia no próximo dia 22 de maio, no Sesc Vila Mariana,  em São Paulo.

A ABCA é a associação brasileira de profissionais da área das artes visuais mais antiga. Sua história é ligada à Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), uma ONG fundada no ano de 1948, em Paris. A AICA é uma entidade reconhecido pela UNESCO, que entende que a cultura como elemento fundamental no processo de reconstrução de novos tempos.

Lista dos vencedores

Prêmio Ciccillo Matarazzo

(Personalidade do Ano)

João Cândido Portinari

Prêmio Mario Pedrosa

(Artista de linguagem contemporânea)

Sérgio Lucena

Prêmio Clarival do Prado Valladares

(Artista pela trajetória)

Yara Tupynambá

Prêmio Paulo Mendes de Almeida

(Melhor exposição)

Joaquim Torres Garcia

Prêmio Maria Eugênia Franco

(Curadoria pela exposição)

Agnaldo Farias

Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade

(Instituição pela programação)

Itaú Cultural

Prêmio Mário de Andrade

(Crítico pela trajetória)

Daisy Peccinini

Prêmio Gonzaga Duque

(Crítico pela atuação durante o ano – filiado)

Annateresa Fabris

Prêmio Sérgio Milliet

(Autor por pesquisa publicada)

João Spinelli e Maria Amélia Bulhões

Prêmio Antônio Bento

(Difusão das artes visuais na mídia)

Ricardo Viveiros e Leonora Amarante

Patrocinadores e apoiadores


A concretização do Projeto Guerra e Paz só foi possível com o apoio financeiro do BNDES, e a realização da exposição Guerra e Paz, de Portinari em São Paulo é apresentada pela Brazilian Finance and Real Estate (BFRE), companhia referência no mercado brasileiro na estruturação de negócios financeiro-imobiliários para pessoas físicas e jurídicas.

A mostra conta também com o patrocínio de O Boticário, do Banco do Brasil e dos Correios. As empresas Queiroz Galvão Exploração e Produção e Redecard também participam do projeto.

Para a realização da exposição, também foi fundamental o apoio da ONU, do Itamaraty, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Cultura, do Governo de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, da Fundação Memorial da América Latina e da TV Globo São Paulo.

Sobre os painéis “Guerra” e “Paz”

Entre 1952 e 1956, Candido Portinari realizou seus dois últimos e maiores murais, “Guerra” e “Paz”, encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova York. Dag Hammarskjold, secretário-geral da ONU à época da doação, e Prêmio Nobel da Paz, afirmou ser aquela “a mais importante obra de arte monumental” doada à organização.

Localizados em local nobre, no hall de entrada da Assembléia Geral, mas de acesso restrito aos delegados das Nações, os murais “Guerra” e “Paz” não podem ser vistos ― nem mesmo durante as visitas guiadas da ONU ― por razões de segurança.

Por esse motivo, o Projeto Portinari sempre sonhou em expor “Guerra” e “Paz” ao grande público, e uma grande reforma no edifício sede da ONU, entre 2010 e 2014, proporcionou esta oportunidade inédita.

Em dezembro de 2010, o retorno de “Guerra” e “Paz” ao Brasil foi celebrado com a exposição dos murais no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 44 mil pessoas em apenas 12 dias. Em seguida, passaram por um rigoroso trabalho de restauro no Palácio Gustavo Capanema, em ateliê aberto ao público, durante quatro meses.

Hoje estão no Memorial da América Latina, em São Paulo, onde ficarão expostos até 20 de maio.

www.guerraepaz.org.br

SERVIÇO:

Exposição Guerra e Paz,de Portinari

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo

Entrada pelo portão 4

Data: até 20 de maio de 2012a a domingo, das 9h às 18h

____________

Fonte: http://www.inteligemcia.com.br