Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Comunicação

    Combinar o CPS com o movimento preparatório das Convenções Eleitorais

    Desde outubro do ano passado nosso partido, respondendo ao esforço conjunto da Secretaria Nacional de Formação e Propaganda e da Secretaria Nacional de Organização, vem desenvolvendo uma intensa mobilização para massificar o nosso Programa, tendo como instrumento principal o CPS, Curso do Programa Socialista. Instrumento ágil, versátil e que contribui muito para a compreensão dos […]

    POR: Redação

    7 min de leitura

    CPS realizado pelo CM de Ribeirão Preto, São Paulo
    CPS realizado pelo CM de Ribeirão Preto, São Paulo

    Desde outubro do ano passado nosso partido, respondendo ao esforço conjunto da Secretaria Nacional de Formação e Propaganda e da Secretaria Nacional de Organização, vem desenvolvendo uma intensa mobilização para massificar o nosso Programa, tendo como instrumento principal o CPS, Curso do Programa Socialista. Instrumento ágil, versátil e que contribui muito para a compreensão dos elementos fundamentais e complexos que compõem o Programa Socialista do PCdoB, propiciando à nossa militância uma aproximação ao rico pensamento orientador da luta do nosso povo em nosso tempo.


    À época do seu lançamento, estabelecemos metas e prazos para que os comitês estaduais e municipais, os organismos de bases e frentes diversas de atuação política desenvolvessem o CPS de modo amplo até o início do processo de conferências eleitorais deste ano, envolvendo o conjunto da militância que participou das diversas etapas das conferências estaduais de 2011.


    Portanto, consideramos ser de suma importância a manutenção do esforço coletivo para que, até o final de maio e início de junho, o CPS atinja de modo organizado o maior contingente possível de militantes de base e quadros intermediários. Na aproximação das Convenções Eleitorais, que são intensamente mobilizadoras, nada mais propício que combinar o CPS com o movimento preparatório da Convenção em cada município. Nesse processo de mobilização, ganha destaque a formação das chapas para as respectivas Câmaras e Executivos municipais, uma vez que os projetos eleitorais envolvem milhares de militantes em âmbito nacional, que, nas diversas atividades de busca do voto popular, ampliarão a influência de massa do PCdoB. Para tanto, torna-se fundamental que os projetos eleitorais, as plataformas e a argumentação desses (as) camaradas – assim como o discurso dos (as) pré-candidatos (as) e respectivas equipes – estejam firmemente assentados sobre o nosso pensamento programático. É altamente recomendável que, entre os quesitos para a confirmação das candidaturas, se considere a participação no Curso do Programa Socialista


    Solicitamos, pois, aos (às) dirigentes estaduais que, junto às seções estaduais da Escola e do Departamento de Quadros, se empenhem nessa mobilização, de acordo com as orientações da Escola Nacional.

    Com nossas fraternais saudações,

                          Adalberto Monteiro                                                                  Walter Sorrentino
    Secretário Nacional de Formação e Propaganda                      Secretário Nacional de Organização


    ORIENTAÇÕES PARA A INTESIFICAÇÃO DO CPS NO MOMENTO PRÉ-CONVENÇÕES ELEITORAIS

    Camaradas
    Para o êxito da ampla mobilização de disseminação do nosso Programa, reiteramos orientações anteriores relativas à realização do CPS – Curso do Programa Socialista, abaixo reproduzidas e atualizadas:


    1. Garantir o cumprimento das metas estabelecidas para o primeiro semestre de 2012. Nesta segunda  quinzena de maio e até a primeira semana de junho, a realização de turmas presenciais do CPS é a principal atividade de formação.


    2. Envolver o maior número possível de filiados (as), em especial: aqueles (as) que participaram do processo de Conferência em 2011; os (as) dirigentes eleitos (as) nesse processo; os (as) pré-candidatos (as) às eleições municipais de 2012 e respectivas equipes. Garantir a participação de mulheres e jovens.


    3. Fazer o levantamento da demanda: municípios que ainda não realizaram o curso; militantes que ainda não participaram dos cursos realizados e que têm/terão atuação de relevo na composição das chapas, na elaboração de propostas de candidaturas e na campanha eleitoral.


    4. Destacar dirigentes e militantes das várias frentes (partidárias e de massas) para atuarem como formadores (as) e distribuí-los, geograficamente, pelas macrorregiões ou pelos principais municípios. Contar, para isso, com os (as) camaradas que participaram do curso de Nível II (em turmas nacionais ou regionais) e do Curso de Nível III (em turmas nacionais). Além de dirigentes partidários, lideranças de massa e outros quadros que conheçam o material do CPS e demonstrem condições de coordenar seu debate.
    4.1. Realizar o curso, segundo as Orientações para Formadores (as):
    http://grabois.org.br/portal/escola/noticia.php?id_sessao=48&id_noticia=8056

    4.2. Cada formador (a) deverá:
    – garantir que os (as) participantes preencham a ficha de inscrição e assinem a lista de presenças;
    – preencher a ficha-síntese de realização do curso, fazendo constar nome e endereço eletrônico de cada participante, bem como o município de sua atuação;
    – enviar a documentação pertinente à direção municipal (ou à Comissão Estadual de Formação e Propaganda, quando for esta a orientação).
    4.3. A Comissão Estadual de Formação e Propaganda deverá:
    – garantir o preenchimento da ficha-síntese, por município;
    – elaborar a ficha-síntese do Estado e encaminhá-la à direção da Escola Nacional. Até 15/06/2012.


    5. Material referente ao CPS presencial:
    5.1. DVD – com as aulas;
    5.2. Manual para estudo;
    5.3. Ficha de Inscrição do (a) participante.
    5.4. Certificado – do (a) participante; do (a)  formador(a).
    5.5. Fichas-síntese:
    – de cada curso;
    – dos cursos realizados, por município;
    – dos cursos realizados, por estado.


    6. Os (as) camaradas cadastrados nas turmas presenciais recebem carta-convite e senha de acesso ao ambiente virtual da Escola, para participarem do estudo orientado do Programa Socialista na modalidade à distância e se habilitarem à continuidade do estudo, por meio do Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo (CIM) – também conhecido como 2º curso do Nível I. As Comissões Estaduais de Formação devem estimulá-los (as) a acessarem o ambiente (em funcionamento desde 19 de abril deste ano) e acompanhar, periodicamente, a participação do estado nesse processo.


    7. Para outras informações, entrar em contato com a direção da Escola Nacional: (11) 3054-1800;
    [email protected]

    Não é demais ressaltar a importância do registro das atividades realizadas e do cadastramento de participantes, quantificando-se de modo transparente e eficiente o cumprimento das metas de cada estado. Desta maneira, insistimos que todos os comitês estaduais devem encaminhar, até o dia 15 de junho, o balanço dos cursos realizados, juntamente com as listagens dos (as) participantes e respectivos endereços eletrônicos.
     

              Nereide Saviani                                                               Altair Freitas

    Diretora da Escola Nacional                              Secretário Executivo da Escola Nacional