É com um sentido de urgência e um desejo de ultrapassar estas perigosas condições que o Institute for New Economic Thinking (INET) patrocinou a formação do INET Council on the Euro Zone Crisis (ICEC) que é constituído por 17 importantes economistas europeus (ver abaixo a lista de membros). O grupo efectuou a sua primeira reunião em 26-27 de Junho em Bruxelas e uma reunião virtual incessante (nonstop) tem-se verificado desde então. Quando as pressões rumo à desintegração do euro aumentam e irrompe a profunda inquietação social na Espanha, Itália e outros países, os membros do INET Council of the Euro zone sentem-se obrigados a emitir um breve relatório que cria uma visão de como a euro zona poderia ser reparada e redesenhada nesta conjuntura desesperada.

O relatório reconhece que tem havido pouca coincidência entre o que é económica e financeiramente necessário para reparar os viéses no sistema da zona euro e o que é politicamente factível num ambiente que degenerou em desconfiança entre os países dentro do sistema. Foi neste contexto que o ICEC recomendou o seguinte:

1. Esta situação dramática é o resultado de um sistema da zona euro que está totalmente rompido. Este fracasso sistémico exacerbou um boom em fluxos de capital e de crédito, e complicou suas sequelas depois de o boom se ter transformado em depressão (turned to bust).

2. É da responsabilidade de todos os países europeus que participaram na enviesada concepção, construção e implementação do euro contribuir para uma solução.

3. Na ausência de um esforço colectivo a zona euro desintegrar-se-á rapidamente. As tensões têm estado a acumular-se por longo tempo e as condições em vários países não são social ou politicamente sustentáveis por muito mais longamente.

4. Ao formular recomendações, o relatório ICEC faz uma clara distinção entre o legado de problemas que foram criado pela concepção disfuncional da zona euro ao longo dos últimos 10 anos e os desafios de redesenhar que restaurariam a validade do sistema da zona euro.

5. Ninguém pode tratar do legado que paira sobre nós enquanto não houver compromisso claro para o redesenho a longo prazo.

6. Ao mesmo tempo, é impossível construir mecanismos a longo prazo tais como uma união bancária enquanto pairar o legado de dívidas desequilibradas, de competitividade e o capital inadequado de instituições financeiras impedir o caminho rumo a uma Europa saudável.

Para mais pormenores, ver o relatório. O ICEC reunir-se-á em breve para examinar cenários que incluem a desintegração da Zona euro e suas ramificações, um realinhamento da zona euro em dois blocos e o papel do Reino Unido no futuro da Europa.

Membros do Conselho do INET sobre a crise da ona euro

Patrick Artus
Global Chief Economist, NATIXIS – Banque de Financement et d’Investissement

Erik Berglof
Chief Economist and Special Adviser to the President, European Bank for Reconstruction and Development

Peter Bofinger
Professor, Universität Würzburg

Giancarlo Corsetti
Professor, University of Cambridge

Paul De Grauwe
Professor, London School of Economics and Political Science

Guillermo de la Dehesa
Chairman, Centre for Economic Policy Research (CEPR)

Lars Feld
Professor for Economic Policy, University of Freiburg

Jean-Paul Fitoussi
Professor Emeritus, Institut d’Etudes Politiques de Paris

Luis Garicano
Professor of Economics and Strategy, London School of Economics

Daniel Gros
Director, Centre for European Policy Studies (CEPS)

Kevin O’Rourke
Professor of Economic History, University of Oxford

Lucrezia Reichlin
Professor of Economics, London Business School

Hélène Rey
Professor of Economics, London Business School

Andre Sapir
Senior Fellow, Bruegel

Dennis Snower
President, Kiel Institute for the World Economy

Hans-Joachim Voth
ICREA Research Professor, Universitat Pompeu Fabra

Beatrice Weder di Mauro
Professor of Economics, Johannes Gutenberg University of Mainz

Contacto no INET:
Eric J. Weiner
Director of Communications and Senior Editor
The Institute For New Economic Thinking
[email protected]

O relatório, com 11 páginas, pode ser descarregado aqui: Statement of the Council (208 Kb).

___________

O original encontra-se em http://ineteconomics.org/council-euro-zone-crisis

Este comunicado de imprensa encontra-se em http://resistir.info/ .