Flávio Aguiar é de Porto Alegre, mas mora em Berlim. Tem doutorado em Teoria Literária na USP e foi professor de Literatura Brasileira lá de 1973 a 2006. No período da ditadura, foi editor de Cultura do jornal “Movimento”.Autor, organizador e colaborador de dezenas de livros, ganhou três vezes o prêmio Jabuti: em 1983, com “A comédia nacional no teatro de José de Alencar” (Ensaio); em 2000, com “Anita” (romance); em 2007, como participante da obra coletiva “Latinoamericana – Enciclopédia sobre a América Latina e o Caribe” (org. de Emir Sader e Ivana Jinkings), também premiado como melhor livro do ano em não ficção.
Alemanha tem lei mais rígida de comunicação
Flávio Aguiar é de Porto Alegre, mas mora em Berlim. Tem doutorado em Teoria Literária na USP e foi professor de Literatura Brasileira lá de 1973 a 2006. No período da ditadura, foi editor de Cultura do jornal “Movimento”.Autor, organizador e colaborador de dezenas de livros, ganhou três vezes o prêmio Jabuti: em 1983, com “A comédia nacional […]
POR: Flávio Aguiar, para TVT
∙Notícias Relacionadas
-
Musk e Zuckerberg: novos oligarcas na órbita de Trump
Artigo analisa o papel das Big Techs na concentração de poder e riqueza, sua aliança com a extrema-direita na redefinição da hegemonia financeira global e as tensões políticas e sociais nos EUA.
-
Emergência climática impacta modelo de desenvolvimento no futuro do planeta
Em artigo de estreia, José Bertotti analisa como o modelo econômico capitalista contribuiu para a crise climática global, com o ano de 2024 sendo o mais quente da história, e explora soluções baseadas em desenvolvimento sustentável e inclusão social.
-
Aquecimento global: 2024 foi o ano mais quente já registrado na história
Aquecimento da temperatura do planeta ultrapassou a barreira de 1,5 °C antes do previsto. O cenário é desesperador. A culpa não é da natureza, mas sim do modo de produção capitalista. O artigo é de Theófilo Rodrigues, pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Transformação Ecológica e Diversificação Energética da Fundação Maurício Grabois. Foto: Agência Brasil.
-
Posse de Trump: novas e velhas crises em 2025
Crises globais, militarização crescente e desigualdade marcam o primeiro quarto do século, desafiando o mundo a enfrentar os impactos e construir resistência.
-
Tratado de Versalhes semeou surgimento do nazifascismo e 2ª Guerra Mundial
No primeiro de uma série de artigos sobre os 80 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, entenda como o acordo, assinado em 1919, beneficiou exclusivamente os países vencedores, ao preço de aprofundar divisões e gerar novas tensões no cenário internacional.
-
Rio 40 Graus: 70 Anos do filme que transformou o cinema brasileiro
Clássico dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos marcou a história com seu realismo social e protagonismo negro. Confira a primeira parte dessa história.