O Foro de São Paulo realiza nesta segunda-feira (01/04) uma reunião extraordinária em Caracas para homenagear Hugo Chávez, falecido em 5 de março. O encontro tem a participação de 35 delegados, de 20 países e 26 partidos políticos de esquerda irão apresentar a Declaração do Foro de São Paulo.

 O secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu, também está em Caracas para o ato.
A sessão é realizada às vésperas da eleição presidencial que decidirá em 14 de abril quem governará a Venezuela, se o candidato continuador do legado de Hugo Chávez, ou se o candidato da oposição Henrique Capriles Radonski, que disputou a eleição de outubro passado contra Chávez. No total, são oito os candidatos inscritos, mas Maduro apresenta vantagem de cerca de 20 pontos sobre Capriles nas pesquisas de intenção de voto.
Referência regional
O Foro de São Paulo entrega na homenagem uma placa ao presidente encarregado Nicolás Maduro,  através do dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e secretário executivo do Foro, Valter Pomar.
De acordo com a Agência Venezuelana de Notícias (AVN), Pomar considerou que os sucessos em matéria política, econômica, social e de integração latino-americana alcançados pelo comandante Hugo Chávez na Venezuela representam um grande ensino para outros países da região. Com base no mérito dessas conquistas é que se realiza a homenagem ao líder da Revolução Bolivariana, por seu peso na história da América Latina e do Caribe, que marcou o rumo dos processos políticos de esquerda na região.
Integração continental
O deputado e coordenador de assuntos Internacionais do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), Rodrigo Cabezas, disse que o evento terá como tema central “Nicolás Maduro, tua vitória será nossa vitória”, lembrando frase dita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ano passado, antes da eleição de 7 de outubro.
Segundo Cabezas, “será ratificada uma linha de trabalho do presidente Hugo Chávez, aquela que se refere à união e à integração da América Latina, à qual a esquerda tem respondido de forma eficiente”.


Os participantes também irão enfocar uma suposta tentativa de negar a legitimidade do Poder Eleitoral venezuelano com a finalidade de desestabilizar o país. Na agenda está programada uma visita ao mausoléu onde Hugo Chávez está sepultado.
Ana Elisa Osorio, deputada do Parlatino (Parlamento Latino-americano), afirmou que o encontro se trata de um “reconhecimento do papel de liderança da Venezuela” na integração regional, além de uma iniciativa que desmancha a tese de que “o socialismo é uma utopia, mas uma possibilidade e que estamos fazendo muitos esforços para que se concretize no futuro” da região.


A reunião extraordinária irá afinar os detalhes para o XIX encontro anual do Foro, que dessa vez irá acontecer em São Paulo, local onde pela primeira vez o evento foi realizado em 1990. Nesta sessão extraordinária estarão presentes integrantes do PT e do PCdoB, da Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua (FSLN), da Frente Farabundo Martí para Libertação Nacional de El Salvador (FMLN) e do Partido Comunista de Cuba (PCC), entre outros partidos brasileiros e latino-americanos.