Clique aqui para ler o texto

No texto, publicado no livro “L´ascia e lo scalpello – Scritti di teoria e congiuntura” (editora Francesco Rossi, 2002), La Grassa aborda – com base em uma análise crítica do legado leninista – o tema das tendências imperialistas da atualidade, e empreendendo profunda crítica às concepções “horizontalistas” esposadas por Antonio Negri em livros como “Império” e outros.
Segundo La Grassa, as teses de Antonio Negri “se esquecem tranquilamente do imperialismo norte-americano para predicar um improvável império difuso, todo genérico e evasivo, existente pela presença disseminada das grandes ‘transnacionais’. Império que suscitaria uma oposição supostamente crescente por parte de um ‘sujeito’ também genérico, difuso, sem pontos reais de agregação e organização”.
Gianfranco La Grassa é economista, especialista em desenvolvimento econômico. Ex-docente das Universidades de Pisa e Veneza (Itália), é autor de numerosos livros e artigos sobre temas como o capitalismo contemporâneo e a estrutura econômico-social dos países do chamado “socialismo real”. Ressaltando que as opiniões do autor são de sua exclusiva responsabilidade, a Fundação Maurício Grabois espera, com a publicação do ensaio, impulsionar o debate sobre um tema crucial às lutas políticas contemporâneas.