Em mensagem por vídeo aos participantes no evento, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que os governos de esquerda do continente “não se refugiam em um nacionalismo estreito” e buscam a integração regional. A presidente falou ainda dos protestos que desde junho têm tomado as ruas do país. “Meu governo e meu partido entenderam rapidamente o recado das ruas”, disse Dilma, que completou: “Não pediram a volta ao passado, pediram sim o avanço para um futuro de mais direitos, mais conquistas sociais”.
Dilma afirmou que os partidos e dirigentes de entidades e governos de esquerda da América Latina chegaram ao Brasil para o Foro “em um momento em que o país viveu e ainda vive mobilizações sociais de importância”.
O atual contexto, segundo ela, demanda mudanças que contribuam para dar maior representatividade e credibilidade a governos e partidos.
Dilma disse que os governos petistas se comprometem com o desenvolvimento do continente e que o mesmo compromisso seria visto nos governos de esquerda. “Todos os condutores das grandes transformações em nossa região chegaram aos nossos países por meios absolutamente livres, democráticos e com ampla participação popular. Nossos governos democráticos e populares têm sido firmes igualmente na defesa da soberania nacional. Mas não se refugiaram em um nacionalismo estreito. Ao contrário, impulsionaram como nunca a integração continental”, disse Dilma.