WALTER SORRENTINOPUBLICADO EM 19.02.2015

Os tempos mudaram, mas a teoria leninista de partido manteve-se como um clássico da ciência política, dos modernos partidos políticos de massa. O fato é que por ser tema que mobiliza energias e motivações de milhões de militantes comunista pelo mundo, era exigência retomar um debate atualizado. Foi o que se fez nos artigos que se seguirão, claramente formulados em resposta aos desafios do próprio PCdoB, estimulados pela vitória histórica alcançada em 2002, com Lula Presidente.

Como integrante da Sociedade Amigos de Lênin – feliz e necessária iniciativa da Fundação Maurício Grabois – dediquei energias nos anos 2003-2010 a tratar do tema partido revolucionário. Sabe-se que esse foi tema caro a Lênin. Em toda sua obra estão presentes fundamentos políticos, teórico-ideológicos e organizativos da fundação de partidos de novo tipo, base para as vitórias revolucionárias do início do século passado cuja influência se espraiou para o movimento comunista, em demarcação com as correntes anti-revolucionárias ou oportunistas que o precederam e que seguiram a vicejar à esquerda.

Os tempos mudaram, mas a teoria leninista de partido manteve-se como um clássico da ciência política, dos modernos partidos políticos de massa. O fato é que por ser tema empenhado ao extremo – mobilizando as energias e motivações de milhões de militantes comunista pelo mundo – era exigência retomar um debate de atualização do mesmo. Foi o que se fez nos artigos que se seguirão, claramente formulados em resposta aos desafios do próprio PCdoB, estimulados pela vitória histórica alcançada em 2002, com Lula Presidente.

Organizei o tema sob a consigna Um partido comunista contemporâneo, com diversos textos produzidos para aulas e debates ao longo dos anos 2007. Na forma de texto, tiveram a grata colaboração de José Carlos Ruy e Oswaldo Napoleão, isentando-os desde logo pelas deficiências ou imprecisões da formulação. Os artigos vão publicados em ordem cronológica e não se fizeram revisões.

Bibliografia 

Para a bibliografia, remeto-os à publicação eletrônica Estudos Estratégicos, 2012, cuja curadoria realizei, fornecendo bases da literatura marxista para um exame renovado do tema. No livro Questões de Partido – Atualidade do partido leninista no Brasil (Editora Anita Garibaldi e Fundação Maurício Grabois, 2004, SP), organizado pelo Autor, com a participação de diversos dirigentes partidários, o tema é tratado como combate cotidiano junto à militância nacional do PCdoB, também presentes nos documentos oficiais da 9ª. Conferência Nacional, 11º e 12º Congressos do PCdoB.

Veja aqui o sumário dos artigos que serão publicados

 Partido de quadros e partido de massas, 2003

• Um partido comunista contemporâneo, Primado da consciência revolucionária – partido de vanguarda, 2007

• Historicidade e universalidade de Que Fazer?, 2007

• Proletariado – sujeito histórico central da transformação social, 2007

• Centralismo democrático, princípio diretor da organização, 2007

• Leninismo nas condições de nosso tempo e nosso país, 2007

• Polêmicas atuais sobre a questão partido – a crise orgânica, 2007

• Polêmicas atuais sobre a questão partido – A degenerescência dos partidos comunistas, 2007

• As polêmicas atuais sobre a questão partido – a relação partido-movimentos, 2007

• Partido para dar consequência ao pensamento estratégico – parte I, 2007

• Partido para dar consequência ao pensamento estratégico – parte II, 2007

• Partido para dar consequência ao pensamento estratégico – parte III, 2007

Walter Sorrentino, médico, é secretário nacional de organização do PCdoB, do Comitê Central e Comissão Política Nacional do partido.