Com a presenca de mais de 400 pessoas, quando se esperava cerca de 200, teve início ontem (15) em Havana, o XXIV Foro de Sao Paulo.

Nas palavras do anfitriao, Balaguer Cabrera, chefe do departamento de Relacoes Internacionais do Partido Comunista Cubano: ”Este encontro em Havana se realiza em um momento transcedental para que se compreenda a importancia do FSP na construcao da integracao, do bem comum. Nunca este espaço pretendeu dizer o que se deve fazer, mas debater sobre algo essencial: a única maneira de seguir adiante é a partir da unidade da esquerda”.

Ao ser anfitria do encontro, Cuba parece empenhada em fazer com que o resultado mais prático do FSP seja a convicçao da construcao da unidade interna entre partidos em cada um dos países membros da plataforma. Em uma das mesas de debate, um experimentado dirigente cubano, disse algo que seria um recado para muitos partidos e movimentos da regiäo: “há diversas formas de construir uma unidade, pode se faze-lo a partir daquilo que queremos que ocorra, mas pode ser tambem a partir daquil que nao queremos que ocorra de nenhuma maneira e em torno disso nos unimos”.

O encontro conta com a participacao de partidos, organizacoes e movimentos de toda a América Latina e também alguns da América do Norte, Europa e África.

Atual situacao na Nicaragua, no Equador e no Brasil estao tendo destaque nos debates. Ponto alto do encontro será na manhá do dia 17 de julho com uma homenagem a Fidel Castro, um dos fundadores e mais ativos participantes do encontro.