Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Morre o último combatente da Coluna Prestes

26 de maio de 2024

Ezidro Nardes tinha 13 anos quando foi recrutado para lutar na Coluna Prestes; Nardes faleceu com 114 anos, no momento em que a Coluna completou seu centenário

Em 24 de março de 1925, a Coluna Prestes teve um de seus grandes combates na cidade de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. Naquela ocasião, um adolescente de apenas 13 anos, recrutado no ano anterior pela Coluna, perdeu-se dos soldados e de sua família na mata. O menino Ezidro Nardes passou a viver pelos 100 anos seguintes em Dionísio Cerqueira, até a sua morte no início de 2024, na véspera das comemorações do centenário da Coluna. Essa história rendeu para Nardes a moção de honra, concedida pela câmara de vereadores do município.

A preservação dessa memória da passagem da Coluna por Dionísio Cerqueira tem sido levada adiante por Cleiton Weizenmann, dirigente de uma associação responsável pela valorização da cultura da cidade. Desde 2008, Weizenmann tem empreendido esforços para a recuperação e manutenção do principal local do embate de 1925. Em homenagem ao mais antigo combatente daquele evento histórico, a associação batizou o local de Ezidro Nardes.

A foto abaixo mostra como ficou o cemitério dos combatentes da Coluna após a restauração feita pela associação de Dionísio Cerqueira. O local agora é um ponto de memória do país e um ponto turístico da cidade.

A cruz original do cemitério após a restauração feita pela associação dirigida por Cleiton Weizenmann.