Encontro da Escola Nacional definiu orientações para 2024
No dia 02 de Março, a Escola Nacional realizou um intenso Encontro com secretários (as) estaduais de formação e propaganda e respectivas comissões auxiliares para debater e aprovar as orientações e diretrizes para as atividades de formação de militantes e quadros do PCdoB em 2024. Participaram o camarada Adalberto Monteiro, secretário nacional de formação e propaganda do PCdoB, Altair Freitas, diretor da Escola, dezenove secretários (as) de formação e mais de oitenta camaradas que atuam nessa frente estratégica. A reunião foi na modalidade remota.
Abrindo o Encontro, Adalberto Monteiro fez um levantamento geral dos desafios do trabalho de formação para este ano, levando em consideração a intensa ebulição do quadro geopolítico internacional e seus reflexos para o Brasil, identificando ao mesmo tempo as características centrais do governo Lula após o seu primeiro ano, a intensa luta de ideias com a extrema direita e os desafios profundos de governar o Brasil buscando sua recuperação econômica após um longo período de retrocessos. Destacou também os aspectos centrais debatidos pelo coletivo partidário por ocasião da Conferência Ordinária de 2023, processo no qual a militância do PCdoB se pôs a debater a intensa necessidade de revigorar o Partido a partir das bases militantes, intensificando sua ação junto ao povo, ao proletariado, sem descuidar do trabalho de formação dos quadros dirigentes.
O camarada Altair Freitas, diretor da Escola, apresentou um breve e vitorioso balanço sobre o Curso Nacional Nível III realizado em janeiro, que combinou atividades presenciais com o estudo das web aulas disponíveis na plataforma de EAD da Escola, bem como o intenso empenho das secretarias de formação dos estados que inscreveram camaradas, incluindo a Secretaria Nacional de Juventude, configurando um curso com quase noventa participantes. Apresentou um conjunto de dados extraídos do “perfil de participantes” preenchidos individualmente, que servem como instrumento de análise mais detida sobre a composição política e social dos (as) participantes do curso.
Apresentou também um conjunto de orientações visando o trabalho formador em um ano com eleições municipais, destacando: A) ampla utilização dos vídeos “PCdoB 100 anos, feito de amor e coragem”, e “Bases, espaços de luta e militância”, como instrumentos de apresentação do partido para o amplo conjunto de novos (as) filiados (as) recebidos no período recente e para quem se filiar no próximo período. Esse material também deve ser utilizado para o trabalho de fortalecimento do trabalho junto às bases militantes; B) Retomar o debate sobre o Programa Socialista do PCdoB, de modo a reforçar o debate sobre a composição de plataformas e bandeiras eleitorais dos (as) candidatos (as) comunistas para a eleição municipal deste ano, buscando no Programa os elementos centrais para a criação de propostas a serem debatidas com o povo. Ao lado desse processo, caberá aos comitês municipais, estaduais e seções regionais da Escola a realização dos cursos Nível I e Nível II, sempre em conexão com o processo eleitoral deste ano, e desenvolvendo-os de modo bastante flexível, conforme a necessidade de cada local, possibilitando também uma intensa inclusão da militância comunista que atua na UJS e na JPL.
Seguiu-se um intenso debate com mais de vinte intervenções de secretários (as) de formação e demais quadros presentes, que manifestaram uma integral concordância com as propostas e agregando outros elementos que em muito contribuíram para o enriquecimento do debate e das orientações definidas ao final do Encontro.