Esse curso teve como objetivo atingir a militância da região Leste Fluminense, buscando fortalecer a formação e a qualidade do debate e da ação dos comunistas das cidades desta região.

O Secretário Estadual de Formação do PCdoB-RJ, Uirtz Servulo, falou sobre a construção dessa iniciativa, da mobilização e da estrutura deste curso de nível II:

“Realizamos um esforço para levar esse curso de nível II para a região do Leste Fluminense. A mobilização foi expressiva e, mesmo durante de um feriadão e diante das diversas dificuldades que a militância encontra hoje, acreditamos que foi um sucesso termos reunido 25 alunos, dos municípios de Maricá, São Gonçalo e Niterói, todos devidamente preparados anteriormente em curso de Nível I. Nessa ação em Maricá fizemos um curso mais profundo e intensivo, através de um esforço coletivo de professores e alunos.Conseguimos aplicar uma carga horária extensa, de 36 horas, em quatro dias, inclusive com a promoção de palestras transversais sobre a questão racial, a questão LGBT, e sobre a emancipação das mulheres.Esse curso de nível II abordouas cinco áreas temáticas da Escola Nacional João Amazonas: Filosofia, Economia Política e Desenvolvimento, Estado e Classes, Socialismo e Partido. É preciso ressaltar que, nesse curso, estudamos estas áreas em um nível mais profundo, com o dobro da carga horária do curso de nível I”.

Uirtz Sérvulo também fez questão de valorizar o papel do Comitê Municipal do PCdoB em Maricá na consolidação deste curso de nível II, salientando a grande qualidade da infraestrutura garantida para a realização da atividade. Segundo Uirtz, o curso contou com uma excelente infraestrutura: “Inclusive, precisamos registrar o mérito do Comitê Municipal de Maricá que conseguiu articular um espaço para as aulas de grande qualidade para a realização do curso, além da boa organização em relação ao alojamento para os alunos que não residem em Maricá, bem como, os materiais gráficos e visuais e a preparação das refeições e lanches oferecidos no curso”.

O Secretário Estadual de Formação do PCdoB-RJ ainda falou da importância deste curso tendo em vista a construção do projeto eleitoral de 2018 e 2020. De acordo com o dirigente comunista, os municípios participantes têm mostrado resultados eleitorais positivos no Partido: 

“Nesse curso contamos com a presença de militantes de Maricá (17 alunos), São Gonçalo e Niterói. Nesse sentido, é importante ressaltar que esses municípios nas eleições de 2016 tiveram um desempenho vitorioso elegendo um vereador cada. Esse potencial demonstra um enraizamento expressivo de cada um desses comitês municipais em suas respectivas cidades, um dos motivos, inclusive, para a Secretaria Estadual de Formação ter feito um grande esforço para garantir a realização deste curso ainda neste ano. Porquea partir dessas vitórias e do desenvolvimento do fortalecimento local, esses comitês municipais poderão jogar um papel importanteno projeto eleitoral de 2018 que é de nível estadual e nacional. Esses municípios representam uma base eleitoral importante para o projeto do Partido, além de estarem se preparando – cada municipal de acordo com a realidade concreta das cidades – para o projeto eleitoral de 2020, buscando ampliar as bancadas de vereadores e apontando para a construção de candidaturas próprias para as prefeituras dessas cidades”.

Para Uirtz Sérvulo, a promoção desse curso neste exato momento assume uma importância ainda maior. Segundo o Secretário de Formação do PCdoB-RJ, é importante notar que dois momentos de grande relevância estão se desenrolando durante o mesmo período deste curso: a crise política brasileira marcada pelas arbitrariedades do governo golpista e o 14° Congresso do PCdoB. “Nesse sentido, todos os professores procuraram fazer uma ligação entre sua área específica e o debate concreto da realidade brasileira e do estado do Rio de Janeiro. Foi um momento importante também para realizar um chamamento à participação no processo do 14° Congresso do Partido. E pela empolgação demonstrada pelo coletivo dos alunos acreditamos que esse curso também contribuiu bastantepara fortalecer a mobilização para assembleias de base e para a construção de um Congresso vitorioso”.