A iniciativa está por conta da Escola do João, nome com que os comunistas paulistas batizaram a seção da Escola João Amazonas no estado. Chamado de Novo CIM Online, por ser uma nova edição – a primeira do ano foi em janeiro – ele será oferecido em duas etapas: a primeira, de 13 a 15 de maio; a segunda, de 20 a 22 do mesmo mês.

Além das aulas da grade nacional – Filosofia, Estado e Classes, Economia, Socialismo e Partido –, esta edição do CIM em São Paulo traz uma atividade extra: aula sobre Frente Ampla e Projeto 2022, na qual serão apresentados os fundamentos políticos da tática atual e as linhas mestras da atividade partidária para o ano do Centenário.

A primeira aula, A concepção de mundo do materialismo dialético-histórico, contou com a presença de 83 camaradas. Ela foi ministrada por Renata Nogueira, física, diretora da Escola do João, responsável por seu Núcleo de Filosofia, e Carlos Pompe, jornalista, quadro histórico do Partido, recentemente incorporado ao trabalho de formação do estado.

Ainda neste semestre, a Secretaria de Formação e Propaganda do PCdoB-SP planeja oferecer o Nível II e realizar atividades de difusão do Programa Socialista.