O que você está procurando?
A ideologia da "globalização"

A crise do trabalho

Há algum tempo existia uma anedota segundo a qual o problema da agricultura brasileira seria resolvido se o governo fornecesse para cada fazendeiro um trator e um casal de japoneses. O tom jocoso propagava a imagem do brasileiro como

Contra a retórica

Contra a retórica

A tarefa das forças políticas que se opõem ao neoliberalismo não é somente uma tarefa de denúncia constante e de resistência aos males sociais que ele provoca. É, cada vez mais, uma busca permanente de alternativas concretas à política

Sinais da crise

Sinais da crise

Engana-se quem pensar que registrou-se ali o abandono do dogmatismo do mercado. Na verdade, esse foi mais um sinal da crise que ronda os apologistas da domínio nu e cru do capital. A solução implantada desde o final dos

Cartas dos leitores

Cartas dos leitores

Aperfeiçoamento “É com grande entusiasmo que recebi mais um número da revista Princípios, como militante comunista dá gosto ver uma revista desse nível no Brasil. Sou simpatizante do PCdoB desde 1989 e filiei-me no dia 13 de maio de

Olho Vivo

Olho Vivo

200 multinacionais mandam no mundo O capital multinacional pulou de 17% do PIB mundial nos anos 1960 para mais de 30% em 1995 (Le Monde Diplomatique, abril/1997). Ele impões suas regras a povos e governos e é dominado por

Terra

Terra

Não se pode resumir a contribuição lograda por Maria Stela Lemos Borges neste rigoroso trabalho de reconstituição da caminhada do grupo das quarenta e quatro famílias para a obtenção de uma pequena parcela de terra no município de Promissão-SP.

Por uma teoria geral do cinema

Por uma teoria geral do cinema

O livro Cinegramas: estudo preliminar da tomada cinematográfica, do autor peruano Ichi Terukina, veio para suprir uma lacuna na Teoria Clássica do Cinema. Transcorridos mais de 100 anos desde o seu surgimento, persiste, ainda grande dificuldade para se desenvolver

Cinema nacional: em busca do espaço perdido

A estética fragmentada do Cinema Novo dominou a cena nacional por duas décadas. Seus personagens libertários, identificados com os ideais terceiro-mundistas, geraram polêmicas e influenciaram gerações de cineastas e pensadores no país e mundo afora. A técnica, que pretendia