Qual o estilo de Marina? Neca Setúbal, amiga e conselheira de Marina, falou disso numa entrevista em vídeo ao jornalista Fernando Rodrigues, da Folha.

Neca usou Dilma e Eduardo Campos para definir o jeito de liderar de Marina. Nem a viva e nem o defunto foram poupados no esforço de Neca em elevar Marina.

Dilma, segundo ela, tem um “estilo masculino”. Campos era “centralizador”. Marina, disse Neca, trabalha em “equipe”. Está num patamar diferente e superior. Mesmo?

A biografia de Marina mostra outra coisa. Ela é o que você poderia chamar de criadora de encrencas. Parece ter, ao contrário do que Neca disse, extrema dificuldade de trabalhar em equipe.

No mesmo dia em que Neca louvava o espírito de time de Marina, o dirigente do PSB Carlos Siqueira, que coordenava a campanha de Campos, dizia o exato oposto. “Ela nomeou o presidente do comitê financeiro da campanha e não perguntou ao PSB”, disse ele. “Ela que vá mandar na Rede dela”, acrescentou ele. “Como está numa instituição como hospedeira, tem que respeitar a instituição. No PSB mandamos nós.” Siqueira está fora da campanha. E a candidatura de Marina só não está em chamas porque as expectativas de voto são efetivamente promissoras.

O cenário mais provável, hoje, é um segundo turno entre Dilma e Marina. Aécio tende a ficar pelo caminho.

O estilo de Marina parece combinar duas coisas contrastantes. O exterior sugere humildade – os traços, as vestes, a voz. O interior, ao contrário, insinua um caráter com grande dificuldade de trabalhar em equipe – algo que obriga a pessoa a ouvir, com frequência, não.

Pessoas com este perfil costumam, na vida corporativa, sair de empresa para empresa com frequência. Para elas, para usar a grande expressão de Sartre, “o inferno são os outros”. No caso de Marina, que optou pela vida pública e não executiva, a consequência tem sido pular de partido para partido. Do PT para o PV, e deste para a Rede, com a passagem de ocasião pelo PSB, foi um pulo.

Era óbvio, vistas as coisas em retrospectiva, que para Marina se aquietar num partido ele tinha que ser seu. É mais ou menos, para continuar na comparação corporativa, como o executivo que não gosta de ouvir ordens: ele só vai sossegar quando e se montar sua própria empresa.

Este o sentido histórico da Rede. Marina jamais vai dizer isso, até para preservar a imagem de extrema humildade, mas está claro que ela poderia repetir o que Luís 14 afirmou em relação ao Estado: “A Rede sou eu”. Pelas palavras de Siqueira, morto Campos e ungida ela, Marina agiu exatamente assim: como se o PSB fosse ela. Ou dela.

No passado não tão distante assim, os brasileiros tiveram um campeão de votos com características parecidas com Marina, pelo voluntarismo e pela dificuldade em se integrar a um time, ou a um partido. Era Jânio Quadros.

Jânio foi adotado pela direita da época, alojada na UDN, para chegar ao poder. Venceu as eleições de 1961, conforme esperado. Antes, já candidato, anunciou que renunciava à candidatura. Depois renunciou à renúncia. Na presidência, renunciou depois de sete meses.

Cultivava, como Marina, a aura de simplicidade. Comia sanduíches de mortadela e deixava a caspa se mostrar em seus paletós baratos. Mas, também como ela, não sabia viver em grupo.

Paulo Nogueira
Publicado no Diário do Centro do Mundo

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.