Em terrível incidente 6ª-feira passada na província ocidental de Farah[2] (em região tida como relativamente calma), numa cerimônia de formatura de novos policiais afegãos integrados à força policial local, no instante em que um dos policiais recém-formados recebeu fuzil oficial AK-47, ele engatilhou o fuzil, virou-se e atirou a queima-roupa contra dois de seus instrutores militares norte-americanos, que morreram no ato.

Só em 2012 já se registraram 35 incidentes desse tipo. A frequência desses incidentes “verde – policiais afegãos em uniforme verde de treinamento – [atira] em azul” – está aumentando. Só na última quinzena, foram mortos 10 soldados norte-americanos.

A coisa está atingindo tais proporções, que os incidentes “verde em azul” podem converter-se em problema de campanha para o presidente Barack Obama nas eleições de novembro. Como poderia funcionar alguma “transição” da OTAN-EUA (transferir a responsabilidade às forças afegãs) em clima de desconfiança geral e crescente sobre quem é quem entre os aliados?

Obama falou longamente sobre esse assunto em conferência de imprensa na Casa Branca, na 2ª-feira. Admitiu que está “profundamente preocupado” com o aumento no número de baixas entre os soldados. E revelou que os altos comandantes norte-americanos estão mantendo “discussões intensivas (…) para garantir que controlemos o problema.” No momento em que Obama falava, os principais comandantes militares norte-americanos estavam reunidos em Cabul.[3].

Mas Obama não tinha qualquer solução efetiva a oferecer. Falou, em termos genéricos sobre a importância de “melhor contrainteligência, que garanta mais eficácia no processo de vetar afegãos candidatos ao serviço policial”; providências para garantir que “nossos soldados não sejam postos em situações de vulnerabilidade”, etc.

A melhor aposta que resta a Obama[4] é que, quando acabar a “transição”, e instrutores e soldados dos EUA já não tenham de manter contato direto com soldados afegãos, “o número de baixas diminua entre o nosso pessoal.”

Muito evidentemente, essa é uma das situações desesperantes sempre endêmicas em guerras assimétricas. Não é verdade que se possam atribuir os “ataques internos” inteiramente a infiltração pelos Talibã. Há um veio de “antiamericanismo” ativo aí, entre afegãos que podem não ser simpatizantes dos Talibã, mas se opõem por inúmeras razões à ocupação norte-americana.

O melhor modo de prevenir que se repitam os “ataque internos” será manter longe os soldados afegãos, a distância segura, é claro. Mas, nesse caso, o déficit de confiança só aumentará, se os soldados dos EUA passarem a exibir sempre armas carregadas (providência já autorizada e vigente), em atitude de quem vê com suspeitas todos os afegãos.

Obama tem razão. A melhor solução está mesmo na “indigenização” da guerra, de modo que os afegãos sejam deixados lá, a matarem-se uns os outros o quanto queiram, enquanto as forças norte-americanas de ocupação resguardam-se, na segurança e no conforto das bases militares, só deixando o abrigo para empreender ataques aéreos e operações clandestinas das forças especiais, ações que, como se sabe, não demandam qualquer contato direto com os pouco confiáveis soldados (e cidadãos em geral) afegãos.


* Em “Comentários”, em http://blogs.rediff.com/mkbhadrakumar/2012/08/21/obama-returns-to-afghan-war/

[1] Lit. “verde (atira) em azul”; é variante da expressão blue on blue [lit. “azul (atira) em azul”], tradicionalmente usada pelos soldados da OTAN, nos casos que os militares dos EUA (e a imprensa-empresa de repetição e propaganda a eles associada) falam de “fogo amigo”. A OTAN usa a expressão “azul atira em azul”, tradicionalmente, na literatura sobre exercícios de treinamento militar, desde o Pacto de Varsóvia; naqueles exercícios, as forças ‘amigas’ vestiam azul; e as forças ‘inimigas’ vestiam laranja. No Afeganistão, os militares norte-americanos são os ‘verdes’, atualmente levando bala também de soldados afegãos, chamados ‘azuis’ [NTs].

[2] Em http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=158969095

[3] Em http://www.nbclosangeles.com/news/national-international/NATL-Top-US-Generals-in-Afghanistan-to-Discuss-Attacks-166733226.html

[4] Em http://www.whitehouse.gov/the-press-office/2012/08/20/remarks-president-white-house-press-corps

Traduzido por Vila Vudu

Fonte: Indian Punchline