Os ganhos de velocidade de comunicação de novas tecnologias destacou que traço que é característico do jornalismo do século XX, quando a lógica do evento foi imposta, como poderíamos dizer raivoso, primeiro na cópia, em seguida, na televisão, rádio e mais tarde, para atingir o seu clímax agora, na era da Internet.

Que se fragmentado e reduzido em tempo e conteúdo, tanto para questões de capital para o mais banal do show business, por exemplo, faz com que a comunidade de usuários, que também abriga os atores políticos capazes de tomar decisões, está exposta a uma grave falta de conectividade ou problema de relacionamento, daí a idéia para esta semana consistiu em um breve ensaio sobre os pontos de contacto entre três dos temas atuais mais quentes domésticos últimos dias-Malvinas, Projeto X e de mineração e chamada crise econômica mundial, que ocorre tanto entre os operadores, análise e abordagens para todos os gostos.

Primeiro, alguns registros sobre o ponto de segundo e terceiro. Qualquer ação sobre a inteligência e as leis de segurança nacional e violar as garantias constitucionais devem ser seriamente investigados e punidos, sem hesitação, como foi anunciado pelo ministro da Segurança, Nilda Garre quando eles se conheceram as irregularidades prováveis na implementação do Projeto X; nesse sentido, afigura-se necessário desmentir ou ratificar, em caso afirmativo, tomado as medidas adequadas, se, como alegado colega domingo passado Horacio Verbitsky, o atual chefe da polícia é um dos homens que DEA está inserido na Argentina.

E seria desejável e saudável do que a decisão do governo nacional para criar a Organização Federal do Mineiros Unidos (Ofemi) e os Estados Unidos Produtores de Petróleo Federal (Ofephi) levará, finalmente, para uma política estadual de recuperação da soberania total sobre nossos recursos naturais , para acabar com declarações de impostos e renda para a Nação e as províncias, com particular atenção para o cuidado ambiental eo princípio da soberania popular, ou seja, para que as comunidades diretamente envolvidas em tempo hábil pode ser expressa por fórmulas plebiscitária, por exemplo. Liquefação desmantelar os instrumentos do Estado encarnado pelo modelo neoliberal que prevaleceu de forma brutal na década de 1990, escondidos em um falso federalismo, é ainda um assunto pendente que não podem ser presos ou perseguidos em reivindicações simplistas de “dentro “com a repressão policial ea recusa de abrir a discussão.

Mas. O cumprimento destas tarefas, como qualquer outro campo de público e privado, também sempre, inexoravelmente, é gravado em um contexto de ferro, marcado pelas condições históricas em que as iniciativas do caso será implementadas. E aqui estão, nesta tentativa de quebrar a lógica do evento, os outros dois termos da equação previsto nesta coluna: das Malvinas ea crise global.

Ontem, a agência Telam só gravou algumas reflexões interessantes de Marcelo Cohen, um advogado argentino com base na Inglaterra, e professor da Universidade de Genebra.

Malvinas “é o mais importante em todo o Atlântico Sul, em toda a base militar da América do Sul não há outras características tais. A presença do príncipe William traz à tona o que já é conhecido há algum tempo: que as Malvinas são uma base usada para qualquer tipo de exercício militar. Isso é o que testar eles usam as ilhas para fins militares, algo que vai além da disputa com a Argentina “, disse Cohen e, em seguida, propor a tomar conhecimento de um fato que muitas vezes não é suficientemente enfatizado: as causas profundas da obsessão Londres com a sua presença colonial nas ilhas.

Em 2004, minha colega e amiga Stella Calloni publicar o livro América Latina no Século XXI: recolonização ou independência (Regra: Buenos Aires). Eles propõem que o projeto estratégico do hegemônica potências como os Estados Unidos como o centro a partir do qual a Grã-Bretanha age a partir do ’45 até o presente, é um controle de prioridade política, administrativa, mídia e militares bacias de recursos importantes ou reservatórios controle natural tornou-se liminar em termos de reprodução material da própria modelo hegemônico, e que, como uma maneira de dar efeito a quatro bandas, o equipamento de capital metropolitana tem dois teórico e prático: a chamada guerra preventiva e do redesenho buscando expansão do sistema de bases militares em pontos quentes.

O Sul Atlântico teatro de operações a partir desse projeto, e nosso país no olho do furacão um take precedência: ela contém uma das maiores reservas do mundo em minerais estratégicos (Andina inteiro e sub andina zona), incluindo o cobiçado ouro vezes com perturbações de monetária e reservas; em água doce (o Aqüífero Guarani, reconhecida como uma zona de conflito para a NATO em um relatório em 1992), o nó Falkland Islands e do Sul e Patagônia como uma área de hidrocarbonetos (já apontando seus livros e cadeira do advogado Adolfo Silenzi Stagni, 70 primeiros) e os pampas e suas projeções, como um grande centro de produção de alimentos e matérias-primas agripecuarias.

Há poucas vozes do norte hegemônico próprio, incluindo o famoso Paul Krugman, que têm vindo a alertar em dois modos convergentes. Essa chamada crise financeira e económica global é simplesmente uma conseqüência de um confronto sem precedentes, a partir da primeira guerra mundial dentro do bloco do capitalismo central, e que nenhum elemento da história passada e recente, pelo contrário, se considerarmos a Iraque e no Afeganistão, como o Norte de África nos tempos modernos, que esta crise não acabará por recorrer a cenários militares.

O que está escrito aqui só um teste de idéias, com o qual você pode concordar ou não. Para a pergunta mais uma final, se ater às atitudes do certo e do espectro de “esquerda” política e da mídia corporativa, desenhados para amplificar e distorcer os desafios para o governo nacional, não que não suportam critério estrito de historicidade com o Pink dirige sua programação, sem cair nas provocações que reuniu alguns vernáculo e estratégia de bloco hegemônico?

Fonte: Tiempo Argentino