Tu sabes que ninguém quer Ollanta nem sequer seus companheiros de armas. Claro, me refiro aos marinheiros, os únicos decentes. Aos índios não, já tivemos muito que suportar Choledo* – que, para dizer a verdade, sempre nos ajudou. Não se confunda senhor leitor, nós somos o povo alto como diriam os incas, os hanan – é preciso mencioná-los agora que (caramba, não sei como se escreve) está na moda. Não o baixo povo, mas povo enfim, e tivemos sorte de – graças ao esforço de papai – ter chegado à universidade. Somos pensantes, nos invejam porque temos acesso a Facebook e twitter, e jogamos Nintendo. Apesar de já estar ultrapassado.

Minha amiga Conchita me contou que embora seja revolucionária esquerdista votou no PPK porque tem de defender o seu lado – a ONG dela recebe das mineradoras e se ganhar o índio comanche elas irão embora e ela teria de voltar à solidão de Paris, e já está cansada disso. Embora não acreditem, parceiros, até os índios das fábricas terão de votar em Keiko se quiserem defender seus centros de trabalho. Além do mais, isso de direitos humanos é uma estupidez. Felicito aos doutores que esterilizaram tantas índias, porque não os queremos sujos, rudes – e se reproduzem como coelhos. São ignorantes e irresponsáveis, se enchem de filhos tão feios e pestilentos como eles e logo será preciso dar-lhes dinheirinho para que comam. E sabes de onde sai o dinheiro? Do seu bolsinho, do de papai e de teu tio. Por culpa deles, papai não pôde pagar-me uma viagem a Punta Cana. Só servem para sair pelas ruas e paralisar o trânsito, assustando aos que decidimos conhecer o país, e põem em perigo os parabrisas de nossos quatro portas.

Como disse PPK, a juventude do futuro, a que governará este país, está com Keiko. Os outros estão com Chávez, esse que resgatou o petróleo ao povo e entregou sua administração à gentalha, aos dom ninguém, aos perdedores venezuelanos; com o cocaleiro Morales (se não sabes te digo, é o índio boliviano). Com os Castro, esses comunistas que mandam para a forca aqueles que não pensam como eles, e matam de fome o povo cubano. Claro, com os Hanan (povo alto), como diriam nossos antepassados incas.

E, se não acreditas em mim, pergunte à tia Susana. Ela sabe muito bem porque sua avó era cubana. Ou compra uma revista. Há muito tempo a primeira dama os denunciou – e não podemos dizer que ela é a direita, é a esquerda moderna do século XXI. Pensas que sou racista? Digo que não sou, e apenas que deus nos fez assim: uns servimos para mandar e outros para obedecer – a tu compete obedecer.

Olha, vota em Keiko se quiser ter casa, viajar nas férias, ir a concertos e se aquecer com sua peliça bem quentinha. Se ganharem os índios, mãezinha, a pátria seria maltratada. São traiçoeiros, andam com facas escondidas e te apunhalarão se te descuidas. A indiazinha prometeu não tirar seu papai e o velho morrerá em Dirovi ou onde estiver. É preciso acreditar, uma vez já ajudou seu papai contra sua mamãe.

Claro, a uma índia tão feia quem vai defender? Com ela quebra-se a regra de que não há mulheres feias, mas apenas as que não se cuidam: a ela nem o bisturi salva. Além disso, governará porque gosta do vil metal. Dizem que ela tem aplicações em mineradoras e hotéis. E, sim – se encosta a uns tantos índios e índias, para usar uma linguagem não sexista –, melhor para nós. Um a menos. Não se esqueça que com as transnacionais, como dizem, vêm os gringos e as gringas, altas, loiras de olhos azuis, e o cruzamento dá bons resultados. Veremos o valor agregado com o melhoramento da raça.

Então, estamos de acordo, sim ou sim. Não permita que um índio chegue ao poder porque teremos de sair do país. Passo a você a chave do último Plaza. Vea disse a seus seguidores que, se ganhar Ollanta, se vão com seus badulaques a outro lugar e, abracadabra, ficarão sem emprego. Isto uma funcionária do Puchi nos disse que ouviu de seu primo que trabalha nesse supermercado. A bruxinha Sisi disse que a próxima presidente será uma mulher. O cardeal pediu a deus para guiar as mãos dos peruanos na hora do voto, pedindo-lhes encarecidamente que não errem porque com Ollanta corremos o risco de ficar como o Japão depois do tsunami.

Nada neste texto é inventado. As ideias e os conceitos podem ser encontrados no Facebook, twitter ou em blogs. Tome uma posição e dê seu voto para aquele que quer desenvolver o país em benefício da maioria dos peruanos e não de uma classe privilegiada e corrupta acostumada a vender as nossas riquezas para proveito pessoal.

Vote em Ollanta!

Pilar

___________

* Humorista

Tradução: Lucilia Ruy