A sessão deliberou e aprovou a Resolução do Comitê Central do PCCh sobre Grandes Conquistas e Experiências Históricas na Luta Centenária do Partido e a Resolução sobre Convocação do 20.º Congresso Nacional do PCCh, resumindo de forma completa as principais realizações e experiências históricas da luta centenária do Partido. É de grande significado pragmático e histórico de longo alcance na obtenção de uma nova grande vitória do socialismo com características chinesas na nova época. A sessão mostra ao mundo o segredo do sucesso do milagre do desenvolvimento da China, como também fornece experiências chinesas para o desenvolvimento dos outros países no mundo.
 
A sessão lançou sistematicamente olhares retrospectivos das lutas desde a fundação do PCCh nos períodos da Revolução da Nova Democracia, de revolução e construção socialistas, de reforma e abertura e construção de modernização socialista e de nova época da construção socialista com características chinesas. Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, o Comitê Central do Partido, com o Secretário-Geral Xi Jinping como núcleo, coordenou em conjunto a situação doméstica com a externa, conquistou êxitos históricos na 13 áreas, nomeadamente a liderança integral do Partido, a administração integral e rigorosa do Partido, a construção econômica, o aprofundamento integral da reforma e abertura, a construção política, a administração integral do país conforme a lei, a construção cultural, a construção social, a construção de ecocivilização, o fortalecimento da defesa nacional e da força armada, a salvaguarda da segurança nacional, a insistência do princípio de “um país, dois sistemas” e na promoção da reunificação da pátria e os trabalhos diplomáticos, todos os quais foram resumidos e condensados na sessão.
 
A sessão indicou que o Partido tem Xi Jinping como núcleo do Comitê Central do PCCh e de todo o Partido, e tem como ideologia-guia o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Época, tendo significado decisivo para o progresso das causas do Partido e do Estado na nova época e para a aceleração do processo histórico da grande revitalização da nação chinesa.
 
A sessão apontou que a luta centenária do Partido mudou pela raiz o futuro e o destino do povo chinês, abriu o caminho certo para concretizar a grande revitalização da nação chinesa, demonstra a grande vitalidade do marxismo, influenciou profundamente o processo histórico mundial, e modelou o PCCh que permaneça sempre à frente dos tempos, compondo 5 significados históricos da luta centenária do PCCh.
 
Ao longo do último centenário, o Partido liderou o povo para realizar grande luta, acumulando experiências históricas preciosas. A sessão resumiu-os de forma incisiva como “Dez Persistências”, isto é, persistência na liderança do Partido, na supremacia do povo, na inovação teórica, na independência e autonomia, no caminho da China, na visão mundial, no empreendedorismo e inovação, na ousadia de lutar, na frente única e na autorenovação. Os dez aspectos acima mencionados são riquezas intelectuais criadas conjuntamente pelo Partido e pelo povo, que revelam profundamente por quê podemos alcançar o sucesso no passado, e que nos tornam mais conscientes de como continuaremos a ter sucesso no futuro.
 
Há cem anos que a China prossegue com a política externa pacífica de independência e autonomia e segue o caminho do desenvolvimento pacífico, promovendo continuamente a abertura de novos domínios na diplomacia com características chinesas. Atualmente, a pandemia se encontra entrelaçada com grandes mudanças sem precedentes no último século. O mundo está num período com mudanças turbulentas e o desenvolvimento da sociedade humana está enfrentando mais instabilidade e incerteza. Em face deste cenário internacional complicado e árduo, o PCCh tem impulsionado o desenvolvimento de qualidade da construção de Uma Faixa e Uma Rota e a construção da Comunidade de Futuro Compartilhado para a Humanidade, fornecendo grandes oportunidades e força motriz ao desenvolvimento global e contribuindo com sabedoria chinesa para a construção de um mundo melhor. Isso demonstra as responsabilidades da China.
 
Como representantes dos maiores países em desenvolvimento e economias emergentes nos hemisférios oriental e ocidental, no quadro da parceria estratégica abrangente, a China e o Brasil têm aprofundado os intercâmbios e cooperações nas áreas de política, economia, humanidade, entre outras, obtendo resultados frutíferos. No novo ponto de partida histórico, com o objetivo de continuar a escrever o milagre chinês e criar uma maravilha brasileira, a China está disposta a aprofundar os intercâmbios das experiências na governança de estado e as cooperações mutuamente beneficiárias em todas as áreas, impulsionando em conjunto a paz, estabilidade e a prosperidade do mundo e trazendo maiores contribuições à construção da Comunidade de Futuro Compartilhado para a Humanidade.

*Publicado originalmente no Diário de Pernambuco