ESTE LIVRO PODE SER COMPRADO NO SITE DA EDITORA ANITA GARIBALDI

Friedrich Engels, no discurso fúnebre em homenagem a Marx, em 17 de março de 1883, proclamou: “Seu nome viverá através dos séculos, e com ele a sua obra!”

Desbravar um mundo novo no século XXI, lançamento da Editora Anita Garibaldi/Fundação Maurício Grabois, demonstra que, transcorridos dois séculos do nascimento de Marx, o vaticínio de Engels se confirma incontestavelmente. 

A este livro, vinte e oito autores(as) – de diferentes gerações, de áreas distintas das ciências bem como de locus de atuação, cada qual com seu repertório e talento – ofereceram artigos que, no seu conjunto, evidenciam a atualidade e a vitalidade das múltiplas faces da teoria revolucionária de Marx. Entre os filósofos: o italiano, Domenico Losurdo, o português, José Barata-Moura e o brasileiro, João Quartim de Moraes; economistas, como Luiz Gonzaga Belluzzo e Alfredo Saad Filho; e renomados(as) pesquisadores(as) de várias áreas, como Dermeval Saviani, Luis Fernandes, Paulo Visentini, Marly Viana,  Ligia Osório Silva, Andréia Galvão e Maria Lygia Quartim de Moraes.

Professores (as) de renomadas instituições acadêmicas e estudiosos (as) da teoria marxista se debruçaram nas áreas da filosofia, da história, da economia, da ciência política, do sistema internacional, da soberania das nações, da emancipação da mulher, dos movimentos sociais, da educação, da cultura e do meio ambiente, em um trabalho coletivo multifacetado que traz aportes teóricos em vários terrenos e análises de questões relevantes do atual período histórico. Entre os quais: a questão do poder político na visão de Marx em comparação com o liberalismo clássico; a transformação das relações sociais de produção e processo de mudança na subjetividade humana; o desenvolvimento e aprofundamento da democracia no projeto emancipatório de Marx; a teoria de Marx como algo não acabado e passível de ser desenvolvida em todos os sentidos; o capital a juros
e o capital fictício como formas mais desenvolvidas do capitalismo – a atualidade da contribuição de Marx na compreensão do “capitalismo financeirizado” no século XXI; o progresso técnico e os limites do capitalismo ; a interpretação do neoliberalismo na perspectiva marxista; a validade histórico -universal da análise de Marx das sociedades humanas; a relação da “teoria do direito” e o pensamento marxista; a importância do pensamento de Marx para se compreender a gênese do sistema internacional moderno; a questão nacional sob o prisma marxista; a contribuição do marxismo para análise dos movimentos sociais; e a riqueza ainda pouco explorada dos manuscritosde Marx.

Desbravar um mundo novo no século XXI se insere, e contribui ricamente, na consecução de grandes tarefas que desafiam o movimento transformador e revolucionário na contemporaneidade: Desenvolver e enriquecer o marxismo, metódica e criativamente utilizá-lo para desvendar a complexidade do capitalismo contemporâneo e fortalecer os processos nacionais de conquista e construção do socialismo.

Ainda nas palavras de Engels, por mais que Marx tenha sido homem de ciência, não constituía, contudo, “por muito que fosse, a metade do homem” – pois, para ele, “a ciência era uma força histórica motriz, uma força revolucionária.”.

Desbravar um mundo novo no século XXI se destina ao universo de leitores e leitoras que por motivações e inspirações variadas veem Marx como um dos principais pensadores desde os tempos modernos. Mas, indubitavelmente, este livro se destina em especial a todas e todos que, como o pensador alemão, entendem que não basta interpretar o mundo, mas é preciso transformá-lo.

SERVIÇO:

Desbravar um mundo novo no século XXI

16 cm x 23 cm

520 p.

R$ 50

Disponível em pré-venda: www.anitagaribaldi.com.br

Lançamento em 19 de maio de 2018 durante o Seminário Bicentenário de Karl Marx: Desbravar um mundo novo no século XXI, que será também comemorativo dos dez anos da Fundação Maurício Grabois. Evento começa às 9h e prossegue até as 20h30, no Novotel Jaraguá, Centro de São Paulo.

AUTORES:

A. Sérgio Barroso, Alexandre Pilati, Alfredo Saad Filho, Andréia Galvão, Augusto C. Buonicore, Bernardo Joffily, Cesar Mangolin, Dermeval Saviani, Domenico Losurdo, Fábio Palácio de Azevedo, Gianni Fresu, João Quartim de Moraes, José Barata-Moura, José Carlos Ruy, Júlia Lemos Vieira, Júlio Cesar de Oliveira Vellozo, Ligia Osorio Silva, Luis Fernandes, Luiz Eduardo Motta, Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria Lygia Quartim de Moraes, Marly de A. G. Vianna, Maryse Farhi, Nereide Saviani, Paulo Fagundes Visentini, Raul Carrion, Renildo Souza e Silvio Luiz de Almeida.