A edição 159 da revista Princípios chega às mãos dos leitores com uma nova proposta editorial. Com quase quatro décadas de existência, a revista renova seu formato, perfil e conselho editorial para se inserir no debate nacional qualificada para os desafios da nova ordem política e econômica.

Foi com este tom que a nova edição foi lançada neste início de setembro (3), com apresentação dos envolvidos na empreitada, sob a mediação da socióloga Ana Prestes, também editora-executiva da revista. 

O sociólogo Nilson Weisheimer fez a apresentação da nova plataforma que abriga a revista Princípios, em seu novo formato: o Open Journal Systems (OJS).

Com a mudança no enquadramento editorial, de uma revista informativa para uma revista técnico científica, de caráter interdisciplinar, a Princípios passa a fazer parte desta plataforma de código livre, que é uma comunidade de periódicos científicos. “Isto facilita o processo de submissão de artigos e edições, a avaliação e a divulgação da revista”, explicou.

Ela passa a ser uma revista de livre acesso de conteúdo, para publicação de artigos e leitura.

As chamadas para artigos passam a ser públicas e automatizadas com prazo de submissão, como os artigos que devem chegar agora para o dossiê “O mundo pós-covid-19”.

Os leitores também podem se cadastrar para receber notificações de novas publicações.

Assim, esta plataforma e novos critérios visam a atender a exigências que a comunidade científica determina. “Precisamos dominar as regras desse jogo. Esta transição será natural, porque o marxismo é um conhecimento científico. Vamos atualizar o nosso espaço de luta de ideias para o campo científico e internacional”, declarou Weisheimer.

 

Para acessar a versão online da Revista, acesse o link aqui 

Para solicitar a versão impressa, acesse aqui 

Leia aqui o editorial da nova edição

Assista ao lançamento da revista abaixo: