Fundações emitem nota de pesar por Haroldo Lima

Foram emitidas três notas pelas Fundações partidárias ligadas ao PT, PSol e PSB lamentando o falecimento de Haroldo Lima, nesta quarta (24), por covid-19.

As notas são assinadas pela Fundação Perseu Abramo (PT), pela Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (PSOL) e a Fundação João Mangabeira (PSB) e prestam solidariedada ao PCdoB e à família, assim como lembram sua trajetória. Alexandre Navarro, do PSB, lembra como sua trajetória se cruzou com Haroldo, desde a Constituinte.

Leia as notas abaixo:

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

Haroldo Lima, presente!

A Fundação Perseu Abramo recebe com imensa tristeza a notícia da morte do dirigente comunista histórico Haroldo Lima, aos 81 anos, vítima da Covid-19.

Deputado federal pelo PCdoB da Bahia por cinco mandatos, inclusive como constituinte em 1988, e ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no governo Lula, Haroldo Lima foi companheiro inseparável na luta pela democracia e na construção de uma sociedade mais justa e solidária, desde a ditadura militar. Em 15 de dezembro de 1976, estava presente à reunião do Comitê Central do PCdoB, à Rua Pio XI no bairro da Lapa em São Paulo, quando a polícia invadiu a casa, matando os dirigentes Pedro Pomar, Ângelo Arroyo e João Batista Drummond, além de prender o próprio Haroldo Lima, Aldo Arantes, Elza Monerat e Wladimir Pomar. Esse foi o “Massacre da Lapa”.

Internado desde o início de março, o dirigente vinha lutando bravamente contra a doença até que teve seu quadro agravado na última sexta-feira, vindo a falecer nesta madrugada. Mais uma vítima da Covid, mais uma vítima da irresponsabilidade e do negacionismo do governo Bolsonaro.

Toda nossa solidariedade à família, aos amigos e à militância do PCdoB.

Diretoria da Fundação Perseu Abramo

 

FUNDAÇÃO LAURO CAMPOS E MARIELLE FRANCO

A fundação Lauro Campos e Marielle Franco se solidariza com os camaradas do PCdoB, familiares e amigos desse bravo combatente na luta do povo. Haroldo Lima presente!

 

FUNDAÇÃO JOÃO MANGABEIRA

Conheci Haroldo Lima como deputado e na ANP [Agência Nacional do Petróleo]. Um deputado raro, com lado, preparo e posições nacionalistas e humanistas.

Um sorriso largo.

Lutador do bom combate.

Lembro das tardes e noites infindáveis construindo, ao lado de Haroldo Lima, e de outros, estratégias regimentais e propostas legislativas, desde os tempos finais da Constituinte, quando comecei a ajudar no Congresso, ainda como faz tudo.

Um amigo que sempre nos tratava carinhosamente como “baixinho”.

Contam-se hoje nos dedos políticos como Haroldo Lima.

Vai-se mais um ícone da grande política, de outros tempos.

Fica a mediocridade, cada vez mais espraiada.

Nossos sentimentos pela passagem de Haroldo à todos os familiares e amigos.

Perde a política e perde o país, essa triste bananolândia já tão humilhada e sofrida.

Alexandre Navarro, vice-presidente nacional da Fundação João Mangabeira – PSB