A notícia da morte do histórico líder comunista Haroldo Lima (PCdoB-BA) causou comoção entre políticos que conviveram com o ex-deputado federal e ex-diretor geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Vítima de Covid-19, Haroldo faleceu na madrugada desta quarta-feira (24), em Salvador (BA).

A ex-presidenta Dilma Rousseff lamentou, em suas redes sociais, a morte de Haroldo. “A Covid19, ampliada pelo descaso de um governo negacionista, matou mais de 3 mil brasileiros ontem. Entre eles está Haroldo Lima, homem que dedicou sua vida à luta pela democracia e por um Brasil justo e soberano. Minha solidariedade à família, amigos e seus companheiros do PCdoB.”

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), se declarou “muito triste” e qualificou Haroldo Lima como uma “liderança histórica do PCdoB que dedicou sua vida à luta pela democracia e por uma sociedade mais justa na Bahia e no Brasil”. O senador Jaques Wagner (PT-BA) manifestou “profunda tristeza” com a morte do “amigo e companheiro Haroldo Lima”. Para Wagner, Haroldo teve “uma vida dedicada à luta contra as desigualdades sociais e injustiças no nosso País”.

“Minha militância de hoje é dedicada a Haroldo Lima”, declarou o ex-ministro Ciro Gomes, candidato a presidente nas eleições 2018. Haroldo foi, conforme as palavras de Ciro, “um grande brasileiro, um companheiro de luta de longuíssima data”, “um guerreiro”, que “resistiu a graves ameaças na luta contra a ditadura” militar (1964-1985). “Meu amigo, meu camarada, a lembrança de sua luta e seu exemplo estarão sempre presentes!”

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, lamentou a morte. Segundo ele, Haroldo Lima “exerceu importante papel durante seus mandatos, na defesa da luta popular, da soberania e do desenvolvimento do país”. Juliano Medeiros, presidente do PSOL, ressaltou a atuação de Haroldo como deputado federal, presidente da ANP e “dirigente histórico” do PCdoB.

Carlos Lupi, presidente do PDT, se lembrou de Haroldo como “grande companheiro e estimado líder”, “símbolo da resistência democrática e das lutas populares”. Para Lupi, “Haroldo Lima estará sempre entre nós, como exemplo a ser seguido”. O ex-ministro e ex-governador gaúcho Tarso Genro (PT-RS) definiu Haroldo como “grande figura humana, grande inteligência política, grande militante da esquerda, do socialismo e da democracia. Descansa em paz grande lutador”.