Visando a melhora da preparação de seus quadros especialmente para o biênio 2009-2010 — quando acontecem o 12º Congresso do PCdoB e as eleições presidenciais —, a Escola Nacional de Formação do Partido organizou um plano nacional de atividades, entre elas o Encontro Nacional de Professores do PCdoB, realizado entre 18 e 23 de janeiro, em Atibaia (SP), com a presença de mais de cem pessoas vindas de todo o país.

Na pauta do encontro, que reuniu dirigentes e secretários estaduais de Formação e Propaganda, constaram a elaboração do nível III do currículo; as definições gerais da Escola e as orientações para a realização dos cursos de níveis I e II; além do balanço e perspectivas das atividades da Fundação Maurício Grabois e da revista Princípios.

Esforço concentrado

A diretora pedagógica da Escola Nacional do PCdoB, Nereide Saviani, diz que a formação assume papel importante neste ano em que o Partido realizará seu 12º Congresso. “Propomos para o primeiro semestre um esforço concentrado de formação de militantes e quadros a fim de lhes fornecer subsídios teóricos que permitam a melhor participação possível no debate das teses a serem apresentadas pelo Comitê Central”, diz ela. A atividade de formação nesse período se complementa com a realização de 11 cursos — alguns já realizados — em todas as regiões do país. Cada um deles tem duração de uma semana e deverá reunir, ao todo, mais de 500 pessoas.