Notícias

Evento: Debate e lançamento do livro Nas trincheiras do ocidente: lições sobre o fascismo e antifascismo de Gianni Fresu

FMG Publicado em 06.05.2019

No próximo dia 10 de maio, sexta-feira, às 19 horas, um debate com a presença de Gianni Fresu marcará o lançamento do livro de sua autoria. A atividade acontecerá no auditório da sede da Fundação Maurício Grabois, na rua Rego Freitas, 192, em São Paulo.

Capa do livro de Gianni Fresu

O debate/lançamento é uma iniciativa da Fundação Maurício Grabois, da Editora e Livraria Anita Garibaldi, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e União da Juventude Socialista (UJS).

Gianni Fresu  é formado em História do Pensamento Político e doutor em Filosofia pela Universidade Urbino (Itália), sob orientação de Domenico Losurdo. Atualmente é professor de Filosofia Política da Universidade Federal de Uberlândia. O livro é o resultado de um curso dado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na UNESP, cujo objetivo era esclarecer a origem e desenvolvimento dos dois fenômenos (fascismo e anti-fascismo), que marcaram a história da Itália e do mundo na primeira metade do século 20. No esforço para entendê-los, o autor utiliza-se amplamente das contribuições de Antônio Gramsci e Palmiro Togliatti. Diante da onda reacionária que assola o mundo e o Brasil, o tema do livro adquiriu uma dramática atualidade.

No prefácio do livro, escreve o professor Marcos Del Roio: “Como categoria explicativa do real, a identidade do fascismo talvez seja tão escorregadia e polêmica quanto aquela de democracia. São muitos os movimentos, partidos ou ideais que podem ganhar o epíteto de ‘fascistas’ no calor da luta política e ideológica, mas é preciso que se saiba com clareza do que realmente se trata ou a luta poderá ser levada por um caminho desastroso. Enfim, para todos os envolvidos na luta política e ideológica é necessário identificar com clareza o inimigo contra o qual travam batalha (...). O livro de Gianni Fresu é uma estupenda apresentação desse problema histórico e teórico de grande envergadura e importância. Ver-se-á as origens do fascismo, sua consolida&cc edil;ão e características, a sua difusão e a resistência antifascista. As discussões políticas e historiográficas também fazem parte desse pequeno e rico volume, que não nos deixa esquecer que hoje é dia de lutar de novo”.