CONHECEM-SE no passado inúmeros exemplos da notável influência exercida por grandes homens na vida intelectual dos povos, no curso do desenvolvimento dos Estados. Alguns desses homens ilustres fizeram grandes conquistas no terreno da ciência. Seus nomes, que adornam a história, marcam suas conquistas mais eminentes. Outros deram um feliz impulso ao desenvolvimento de seu país. Cooperaram consideravelmente para a ascenção de seu povo no sentido do progresso. Os nomes desses homens indicam, no decurso da história, o nível alcançado pelos povos na luta para vencer sua situação de atraso e marchar para a frente.

Em relação a Lênin e aos bolcheviques, trata-se de algo incomparavelmente mais grandioso. Os exemplos históricos, quaisquer que sejam, empalidecem quando se fala da atividade e dos ensinamentos do grande Lênin, da indomável força revolucionária de seu espírito, de sua profunda influência transformadora no desenvolvimento dos povos.

Lênin e os bolcheviques traçaram para si, como tarefa, transformar a sociedade baseada na opressão e na exploração da maioria da população por uma minoria, em uma sociedade socialista; modificar radicalmente o caminho do desenvolvimento histórico da Rússia, arrancá-la de um caminho cheio de curvas, para conduzi-la pelo caminho do progresso e da civilização, pelo caminho do socialismo.

Unicamente por esse caminho foi que a Rússia pôde alcançar o nível das potências mais avançadas e sobrepujá-las em seu movimento pelo progresso. Para isso, foi necessário substituir o velho regime social, feudal e burguês, por outro mais elevado, mais avançado, o regime socialista, e reorganizar de cima a baixo as antigas relações sociais entre os homens.

Essa tarefa grandiosa, entre todas as que puderam colocar-se diante da humanidade, não apenas foi proclamada e colocada em bases científicas, como foi integralmente cumprida. Assim, o leninismo, suprema conquista da ciência social, triunfou, e a sociedade soviética, construída sobre os princípios leninistas, se consolidou através de todas as provas, revelando-se como o sistema mais sólido, mais avançado e mais perfeito da vida social contemporânea.

                                                            I – A Vitória do Leninismo

A CONCEPÇÃO científica e de vanguarda acerca do mundo, na qual se inspira o Partido Bolchevique, em sua atividade, tem uma história secular. Faz cem anos que Marx criou uma nova concepção do mundo. Marx não teve a felicidade de ver a aplicação dos princípios do socialismo científico.

No decorrer dos séculos XIX e XX, o marxismo, como teoria, passou por severas provas. Terminava uma época velha e começava uma nova. A vida política, econômica e intelectual dos povos sofreu mudanças consideráveis. A transformação da sociedade burguesa contemporânea numa sociedade socialista foi colocada praticamente na ordem do dia. Algumas teses enunciadas por Marx a meados do século passado, não puderam ser transpostas para a nova época, sem antes sofrer sérias modificações e sem ser desenvolvidas.

                                                 O Marxismo Não é um Dogma

MARX e Engels, fundadores da concepção científica do mundo adotada pela classe operária, escarneceram constantemente dos pedantes e dos homens “muito lidos” que procuravam ver no marxismo um compêndio de dogmas. Consideravam que seu ensinamento era um guia para a ação revolucionária, destinada à transformação do mundo. Eis por que, no novo período de desenvolvimento, SER MARXISTA, na sua opinião, É FAZER AVANÇAR A TEORIA MARXISTA E DESENVOLVÊ-LA. Eis por que, para bem compreender os acontecimentos da época do imperialismo e elaborar a estratégia e a tática da luta política do partido proletário, para continuar fiel ao espírito do marxismo, não basta, de forma alguma, repetir, de maneira imutável, todas as teses elaboradas por Marx a meados do século XIX.

A questão colocou-se do seguinte modo: ou se desenvolverá o marxismo, enriquecendo-o com uma experiência nova, teses e descobertas novas, e então ele se conservará e reforçará como uma ciência viva e em pleno desenvolvimento, e o partido da classe operária poderá construir sua política baseando-se em seus princípios — ou então certas teses da teoria marxista se estagnarão, suas fórmulas já fora de uso dificultarão a atividade do partido da classe operária nas novas condições e, por isso mesmo, esse partido voltará a uma posição anterior à da concepção criadora do marxismo e será então retrógrado, impotente teoricamente e não poderá edificar sua política sobre bases científicas.

Estava em jogo, pois, o destino do marxismo. E pode-se dizer, com audácia, que se o marxismo saiu com honra da nova prova e conservou íntegra sua importância prática, é, porque, depois da morte dos fundadores do marxismo, sua bandeira foi arvorada por mãos fiéis e seguras pelo camarada Lênin e seu Partido.

                              Lênin e Stálin Desenvolveram e Enriqueceram o Marxismo

LÊNIN foi um marxista autêntico, que compreendeu maravilhosamente a essência dos revolucionários ensinamentos de Marx e que assimilou com perfeição a teoria do marxismo. Como representante da concepção criadora dos ensinamentos de Marx, Lênin foi o primeiro a desenvolver o marxismo, a aperfeiçoar uma série de suas teses e a completar a teoria marxista com conclusões novas que se deduziam de uma situação nova e de tarefas novas. Como o próprio marxismo o exige, Lênin desenvolveu o pensamento de que os marxistas não podem considerar a teoria de Marx como algo definitivo e intangível. Esta teoria, dizia Lênin, nada mais fez que por as pedras angulares da ciência que os socialistas devem fazer progredir em todas as direções se não querem permanecer afastados da vida.

Trabalhando na elaboração da teoria do comunismo científico, Lênin e Stálin partiram do ponto de vista de que a teoria deve se impregnar da nova experiência histórica, deve enriquecer-se constantemente com essa experiência e exercer uma influência transformadora sobre o desenvolvimento da sociedade. Partiram do ponto de vista de que, na atividade prática do Partido Bolchevique, ninguém se pode orientar sem esta teoria viva e criadora, porque esta teoria, ao exercer uma influência mobilizadora, sobre as forças de vanguarda da sociedade, permite prever os caminhos do desenvolvimento histórico da sociedade e os resultados da luta das classes sociais.

                     A Revolução Socialista de Outubro e os Ensinamentos Leninistas

DESDE os fins do século passado, Lênin e Stálin, assim como os bolcheviques, diziam à classe operária e aos povos da Rússia: quando essas idéias estiverem amplamente difundidas, nascerá um partido forte combativo no seio da classe operária, e este partido transformará a guerra econômica, que os operários fazem de maneira dispersa, numa luta revolucionária e consciente de classes; então, a classe operária da Rússia, colocando-se à frente de todos os elementos democráticos, derrubará o tzarismo e irá, em linha reta, da luta política aberta à conquista do Poder, à grande revolução popular que varrerá o regime podre, baseado na exploração dos operários e camponeses. O desenvolvimento da Rússia se produziu como ensinou o leninismo.

Lênin e Stálin, assim como os bolcheviques, disseram aos povos da Rússia, após a vitória da grande Revolução Soviética: Começa hoje uma nova era na história da Rússia. A grande Revolução Socialista de Outubro deve conduzir e conduzirá à vitória do socialismo em nosso país. A criação da República dos Soviets põe fim ao estado de atraso de nossa economia, que perdura há séculos, e traçará o caminho prático para a edificação de uma nova sociedade socialista, fará da antiga Rússia uma grande potência socialista. O desenvolvimento da República dos Soviets se produziu como o ensinou o leninismo.

Lênin e Stálin, assim como os bolcheviques, disseram ao povo: A sociedade socialista, como a sociedade mais avançada e progressista, possui uma força imensa e invencível. Desenvolve sua potência e a engrandece no interesse do povo. A sociedade socialista está construída com base na aliança dos operários, dos camponeses, dos intelectuais, com base na amizade de todos os povos, com base no apoio mútuo dos trabalhadores da sociedade soviética. As forças da reação, no estrangeiro, tentarão, por meio da intervenção militar, colocar de novo os operários e os camponeses da União Soviética sob as botas do latifundiário e sob a arbitrariedade do industrial. Mas é impossível vencer o povo que gozou da liberdade, que conheceu os resultados do socialismo, que criou um Estado soviético poderoso. A vida confirmou plenamente o que diziam os boleheviques.

                    Extraordinária Riqueza do Leninismo, Arma do Progresso

Os ensinamentos do leninismo trouxeram e continuarão a trazer êxitos sucessivos ao Partido Bolchevique e ao povo soviético: só ensinamentos criadores, vivos e potentes, podiam dar resultados tão grandiosos. Há séculos, os homens sabem dominar inúmeros fenômenos da natureza, dirigi-los e utilizá-los em seu próprio interesse, mas o homem era impotente, até que surgiram as concepções científicas sobre o desenvolvimento da sociedade e sua aplicação prática pelo Partido Bolchevique, para colocar as leis do desenvolvimento histórico a serviço da sociedade. Somente o Partido Bolchevique soube resolver essa questão.

Graças ao leninismo, o Partido, os homens soviéticos, apoiando-se no conhecimento das leis do desenvolvimento da sociedade, dirigem habilmente os fenômenos da vida social no interesse do povo. Os ensinamentos de Lênin demonstraram ser, não somente um instrumento genial para conhecer a realidade, como também um dos mais importantes meios para fazê-la evoluir no sentido do progresso.

Faz vinte anos que o camarada Stálin disse, ao tratar do patrimônio ideológico do Partido de Lênin:

“De todas as conquistas de nosso Partido, a mais importante e a mais preciosa é seu patrimônio ideológico, sua bagagem ideológica, sua linha de princípios, suas perspectivas revolucionárias” (discurso do camarada Stálin no Pleno do C. C. e da C. C. P. do P. C. (b), reunidos a 26 de outubro de 1926).
A grande missão que coube ao leninismo, ao fundador e chefe de nosso grande Partido, ao grande Lênin, não tem igual na história. Os ensinamentos de Lênin são imortais. Imortal é também a sua obra. A bandeira de Lênin, empunhada pela mão firme de seu fiel e mais íntimo amigo, o camarada Stálin, tremulará galhardamente para a eternidade.

                   II – A Grande Força da Sociedade Soviética Fundada por Lênin e Stálin

A Sociedade socialista soviética foi construída segundo um plano e sob a direção do camarada Lênin e do camarada Stálin. Não se pode dizer que não tenha havido na história da sociedade tentativas de realizar transformações socialistas. Houve tentativas desse gênero, mas não tiveram nenhum resultado, seja isto devido ao seu caráter utópico, seja devido ao fato de que muitos socialistas não tenham sido socialistas senão em palavras, mas não tenham tido a intenção firme de transformar a sociedade burguesa numa sociedade socialista, como se pôde observar no decorrer desses últimos anos, nos países em que os socialistas estiveram mais de uma vez no Poder.

O Partido Bolchevique foi o primeiro partido que resolveu praticamente a reorganização socialista da sociedade. Por isso, a atividade do Partido Bolchevique, de seus fundadores e de seus chefes marca uma época nova na história da humanidade.

                              De Antigo Sonho, o Socialismo se Converteu na Realidade

DEPOIS de vitória da Revolução de Outubro, Lênin deu à antiga Rússia o nome de República Socialista Soviética. Ao chamá-la República Soviética, Lênin ressaltava tudo o que o Partido e o povo já tinham conquistado. Ao chamá-la República Socialista, Lênin assinalava não tanto o seu presente, como principalmente o seu futuro. Como um sábio, que prevê e cria, Lênin via que, para a vitória do regime social socialista não basta saber convencer a maioria do povo da justeza e do caráter vantajoso desse regime; não basta tão pouco ganhar uma vitória sobre o inimigo na guerra civil e defender as bases da sociedade nova contra as agressões externas. É necessário também saber organizar de um modo novo, socialista, a vida de dezenas de milhões de homens. E esta é a tarefa mais importante, mais complicada, mas também é a mais nobre, porque como dizia Lênin, em “As Tarefas do Poder Soviético na ordem do dia”:

“Poder-se-á dizer que a Rússia se converteu numa república não somente soviética, mas também socialista, só no dia em que esta tarefa esteja resolvida”.
Lênin sonhava com o momento em que os germens de tudo o que é novo, soviético, socialista, abrangeriam todos os aspectos da vida, todos os aspectos dos costumes do povo. Foi precisamente esta tarefa que Lênin colocou diante do Partido, no trabalho acima citado:

“Trata-se agora, precisamente, de se por em toda a parte a trabalhar para levantar o edifício cujos planos já traçamos há tanto tempo e para o qual preparamos o terreno com bastante energia e solidez. Agora, é necessário — cercando-o de cuidados especiais vestindo-lhe a roupa de trabalho sem medo de manchar-se com os diversos materiais, seguindo à risca as indicações das pessoas que prepararam o trabalho prático -— construir, construir e construir”.
A Rússia deu então um salto de gigante, do tzarismo e do regime feudal burguês, aos soviets. O chefe do Partido Bolchevique, Lênin, foi o organizador dessa viragem histórica, e conduziu com prudência os povos da URSS para a construção da sociedade socialista soviética.

Desde a morte de Lênin, passaram-se vinte e dois anos, e cada um delas significou um passo à frente na construção da sociedade socialista. Guiando-se pelos ensinamentos de Lênin sobre a possibilidade e os meios de construir a sociedade socialista em um só país, o Partido levou a cabo, sob a direção do camarada Stálin, uma atividade absorvente; organizou e ergueu o povo inteiro para a construção da nova sociedade; organizou a liquidação das classes exploradoras, reduziu a cinzas, dentro e fora do Partido, os diversos elementos traidores, que tentavam minar a realização do plano leninista.

                    A Vitória do Socialismo Garantiu a Unidade da Sociedade Soviética

ESSE caminho da construção do socialismo foi sempre semeado de graves perigos e de grandes dificuldades. O Partido e o povo se mostraram dignos de seu mestre, Lênin. Percorreram esse caminho com pleno êxito. Os perigos foram liquidados. As dificuldades foram superadas e resolvidas. Não se deixou escapar nenhuma possibilidade, tudo foi utilizado em nome do socialismo. Aquilo com que sonhava Lênin, foi realizado: nosso país, efetivamente converteu-se, na vida, numa República soviética, e também numa República socialista. Agora, nossa sociedade socialista se desenvolve sobre uma base própria: o povo soviético criou sua indústria socialista, uma agricultura socialista. A sociedade soviética desenvolve, dia a dia, com amplitude sempre crescente, as relações socialistas entre os homens, os instrumentos de produção, a experiência de produção e os novos métodos de trabalho.

A riqueza nacional de nosso país se multiplicou várias vezes, desde 1917, e se pode considerar que foi criada, quase inteiramente, na época soviética. Em 1940, a renda da sociedade socialista foi seis vezes maior do que a renda da Rússia de 1913. Passou de 21.000 milhões para 128.300 milhões de rublos. Para se ter a característica do desenvolvimento de nossa sociedade soviética, convém levar em conta também, o fato de que de 193 milhões de pessoas que povoam nosso país, perto de 100 milhões nasceram depois de outubro de 1917. Desde que o Partido de Lênin e Stálin organizou a Revolução socialista, a Rússia, de país atrasado que sofreu derrotas militares, mais de uma vez no passado, transformou-se num país em plena ascensão, cujos Exércitos são vitoriosos.

O Partido e o povo sabem bem que essas mudanças radicais ocorridas na situação de nosso país e suas vitórias nos conflitos armados não puderam ser obtidos a não ser graças à aplicação da teoria marxista-leninista sobre a possibilidade de construir a sociedade socialista num só país e sobre os caminhos e os meios para construir o socialismo.

Como se sabe, Vladimir Ilitch Lênin e o camarada Stálin ensinam que a questão da vitória do socialismo em nosso país tem dois aspectos diferentes, um dos quais abrange o campo das relações internas e o outro o campo das relações externas.

No curso do desenvolvimento da sociedade soviética no interior de nosso país, os obstáculos para a construção do socialismo foram varridos, o estado econômico e cultural atrasado da Rússia foi superado, as classes exploradoras derrotadas foram desagregadas, a colaboração fraternal da classe operária e dos camponeses se realizou e foi criada a unidade moral e política da sociedade soviética, que suportou sem fraquejar as provas mais cruéis. Agora, no interior de nosso país, não existem forças capazes de entravar o desenvolvimento ulterior do socialismo e a passagem gradual à sociedade comunista.

Mas, como ensina o leninismo, a construção da sociedade socialista em um só país não é ainda a vitória definitiva do socialismo, isto é, a vitória que o torne livre de qualquer perigo de agressão militar exterior e de tentativas de restauração do capitalismo.

Pouco tempo antes do princípio da segunda guerra mundial, o camarada Stálin nos alertava: seria absurdo e ridículo pensar que

“nossos inimigos externos — os fascistas, por exemplo — não tentarão, quando tiverem oportunidade, desencadear uma agressão armada contra a URSS. Somente fanfarrões cegos ou inimigos ocultos, que tratam de adormecer o povo, podem pensar desse modo. Não seria menos ridículo negar que, no caso de menor êxito da intervenção militar, os invasores tentarão destruir o regime soviético nas regiões ocupadas por eles e restabelecer o regime burguês? Não é verdade que Denikin e Koltchak restabeleceram o regime burguês nas regiões ocupadas por eles? Em que são melhores os fascistas que Denikin e Koltchak(1).

                            Stálin Enriqueceu a Teoria Marxista do Estado

PRECISAMENTE em relação a isto, o camarada Stálin colocou e estudou a questão do papel imenso do Estado no regime socialista e no regime comunista, a questão do reforçamento evidente do Estado socialista no curso do desenvolvimento da sociedade socialista, quando o socialismo já triunfou em um só país. A este respeito, é necessário recordar que no século passado, a ciência marxista analisava condições que permitiam a vitória do socialismo em todos os países ou na maioria dos países. Por isso, a literatura marxista reconhecia a tese amplamente difundida, lançada há quase cem anos, do processo de desaparecimento do Estado no curso da passagem do socialismo ao comunismo.

Enquanto o socialismo foi um sonho afastado do presente, esta questão não teve nenhuma importância prática decisiva. A situação mudou radicalmente quando Lênin demonstrou a possibilidade prática da vitória do socialismo num só país e quando a sociedade socialista foi construída na União Soviética. Nestas novas condições, referir-se à teoria, amplamente difundida nos círculos marxistas, do enfraquecimento do Estado na fase superior do desenvolvimento do socialismo, teria como conseqüência deixar desarmada a sociedade soviética diante de seus ferozes inimigos. 0 camarada Stálin estudou teoricamente e impulsionou para a frente o ensinamento marxista-leninista sobre o Estado nas condições da vitória do socialismo em um só país, demonstrando que não se devia perder de vista a situação internacional, que o país socialista

“deve ter um Estado bastante forte para poder defender as conquistas do socialismo contra toda agressão exterior”(2).
A idéia do desenvolvimento e do reforçamento do Estado no regime socialista, nas condições da vitória do socialismo num só país, desenvolvida e aprofundada pelo camarada Stálin, armou o Partido e o povo soviético, revelando-se como uma das conquistas teóricas e políticas mais importantes do leninismo. A teoria leninista da construção do socialismo num só país, compreendia igualmente a necessidade de existir no Estado socialista um Exército moderno, forte e bem instruído, e de elaborar uma ciência militar soviética para a defesa do Estado socialista contra seus inimigos externos.

                        Lênin e Stálin, Criadores de Uma Ciência Militar Soviética

ANTES de aparecerem Lênin e Stálin, a ciência militar aplicada à defesa da sociedade socialista contra seus inimigos externos, não existia. Devido a que a classe operária, na época de Marx e Engels, não tinha ainda um Estado e um Exército próprios, e que Marx e Engels supunham que o Socialismo venceria simultaneamente na maioria dos países, as questões militares não foram tratadas como questões centrais nas obras relativas aos fundamentos da ciência marxista. É verdade que Engels se preocupou com as questões militares. Mas não apresentou sobre elas um estudo detalhado em suas obras, e, além disso, para a nossa época, algumas obras militares de Engels estão antiquadas.

A falta de uma ciência militar soviética ameaçava freiar o desenvolvimento das forças armadas de nosso Estado e de debilitá-lo, diante de provas militares sérias. Foram Lênin e Stálin que, no período da guerra civil e da intervenção estrangeira, começaram a elaborar a ciência militar do Estado Socialista. Já naqueles anos, Lênin e Stálin, tinham lançado as bases da ciência militar soviética, tinham armado o Partido e o povo soviético, ideológica e moralmente, tinham criado e instruído nossos gloriosos Exército Vermelho e Marinha Vermelha. Desde então, o Partido e o camarada Stálin continuaram aperfeiçoando, infatigavelmente, a ciência militar soviética. Foram estudadas a organização das forças armadas da sociedade soviética e as condições políticas e econômicas que favorecem a vitória do Estado socialista sobre seus inimigos. Foram estudadas também a estratégia e a tática da guerra moderna, os meios de obter infalivelmente a superioridade sobre o inimigo no curso da guerra, os meios de consolidar militar e diplomaticamente a vitória adquirida, e de consolidar os êxitos militares alcançados. As questões da ciência militar, da ideologia militar, foram estudadas à luz do ensinamento do leninismo sobre a vida e o desenvolvimento da sociedade em seu conjunto.

A justeza e a profundeza desse trabalho do Partido ressaltaram com uma particular clareza quando o fascismo alemão tentou, pela força das armas, aniquilar o regime socialista soviético e implantar em nosso pais o regime reacionário do imperialismo escravizador. Sabe-se de que maneira desastrosa terminou essa tentativa do fascismo. A sociedade socialista não somente suportou honrosamente a prova da guerra, como demonstrou que era notavelmente capaz, no momento crítico da guerra, no momento de um perigo mortal, de encontrar fontes suplementares para a atividade criadora do povo, fontes de incremento de sua potência.

A potência política e militar do socialismo superou e esmagou, então, a potência política e militar do imperialismo alemão, centro da reação européia.

                                   A Prodigiosa Experiência da Grande Guerra Pátria

A CIÊNCIA, militar, a ideologia militar soviética, demonstraram uma superioridade incontestável sobre qualquer outra teoria militar. É evidente, hoje, para todos, que isto se deve ao fato de que o povo soviético tem, à frente de nossa sociedade, um chefe provado, o maior capitão, o generalíssimo Stálin. Sob a direção do camarada Stálin, o Exército Vermelho conseguiu vitórias históricas. As operações do cerco de Stalingrado, em Korsun-Metehenkovsk e em Yassí-Kichinev, o cerco dos exércitos alemães na Bielo-Rússia, na Prússia Oriental e na região de Berlim, são exemplos grandiosos da arte militar. As operações de penetração e de ruptura da frente inimiga, realizadas pelo Exército Vermelho, durante a guerra, enriqueceram consideravelmente a ciência militar moderna.

O camarada Stálin dirigiu as forças armadas do Estado soviético e conduziu o país à maior vitória jamais conquistada por nosso povo. O resultado da guerra pátria tem uma importância histórica imensa do ponto de vista das perspectivas do desenvolvimento e de consolidação do socialismo. Apesar de não se achar o Estado socialista inteiramente garantido contra qualquer agressão militar, pode-se dizer agora que a Guerra Pátria demonstrou que se a reação mundial tentasse por mais uma vez destroçar, com a ajuda da força armada exterior, a República dos Soviets, e obrigar o nosso povo a abandonar a via socialista de seu desenvolvimento, isto terminaria pelo esmagamento inapelável das forças reacionárias. Por conseguinte, as perspectivas do desenvolvimento de nossa sociedade, do socialismo até o comunismo, são hoje mais firmes ainda, não só do ponto de vista das condições internas como também das condições externas.

Tudo isto mostra que o país soviético é uma potência ascendente, em pleno desenvolvimento, que sabe defender-se e resistir a não importa que inimigo.

                                          É Preciso não se Deixar Embriagar Pelo Êxito

Lênin e Stálin ensinam ao nosso Partido, que a vitória não nos deve fazer perder a cabeça, que não se deve diminuir o entusiasmo no trabalho, mas, pelo contrário, aumentá-lo, que se deve estar atento e vigilante para a defesa dos interesses de nossa Pátria e consolidar energicamente os resultados da vitória. Mas, consolidar a vitória, é antes de tudo, reforçar cada vez mais nosso Estado, nossa economia e fazer progredir ainda mais nossa cultura.

Durante a época da construção socialista por que atravessa nosso país, levantaremos a economia nas regiões em que o inimigo irrompeu, fazendo estragos enormes, e ganharemos um novo impulso no desenvolvimento da economia e da cultura dos povos soviéticos, um impulso no bem-estar e no nível de vida material e cultural de todos os homens soviéticos.

O leninismo abre ao nosso povo o caminho radioso do florescimento da sociedade soviética, após o término da guerra e de sua marcha para o comunismo. É evidente para todo o novo que o caminho percorrido por nosso Partido, sem Lênin, sob a direção do camarada Stálin, foi o único caminho histórico justo para o comunismo e os fatos o confirmaram plenamente. Mas os homens soviéticos sabem quão difícil e complicado foi esse caminho e que enormes perigos assacavam a União Soviética, a cada passo. Para dirigir, através dessas dificuldades, o país soviético no sentido de sua força e de sua maturidade, para que desse o salto gigantesco que separa a República, ainda jovem, do potente Estado do socialismo triunfante. foi necessário ao Partido Bolchevique e aos discípulos de Lênin, uma energia verdadeiramente titânica, uma grande força de caráter e uma vontade inquebrantável. E o Partido de Lênin revelou que possuía plenamente essas qualidades. O Partido pôs em prática, com êxito e segurança, as idéias de Lênin, e atualmente avança no caminho leninista, sábia e firmemente guiado por seu amado chefe, o fiel companheiro de Lênin, o camarada Stálin.

                       III – A Democracia Soviética: Encarnação Viva das Idéias do Leninismo

Lênin ensinou que o lado mais forte do regime soviético em comparação com as formas anteriores da vida da sociedade, é a participação de todo o povo na construção da nova sociedade; que o socialismo vencerá graças à atividade criadora, histórica, independente, da maioria da população. O leninismo deu uma explicação científica dessa particularidade do desenvolvimento da sociedade socialista.

Todos os regimes sociais do passado nasceram sem a participarão consciente das massas populares. Assim, o desenvolvimento do regime burguês não exigiu a atividade criadora consciente das massas, como tão-pouco o exigiu o trabalho de organização de qualquer partido, pois esse regime nasceu espontaneamente no próprio seio da sociedade feudal.

O socialismo, não nasce nem se desenvolve por si só, espontaneamente; é construído conscientemente, obedecendo a um plano, por todo o povo, sob a direção do Partido Comunista.

Compreende-se que não se pode edificar conscientemente uma nova sociedade e transformar a base da vida de milhões de homens, com a ajuda de todo um povo, sem desenvolver todas as forças criadoras, toda a energia e o talento do povo. Compreende-se, pois, a idéia de Lênin, segundo a qual a proporção da massa da população que é o fator histórico consciente, deve crescer na medida em que se impulsione as massas populares a uma vida ativa, ao trabalho criador da história.

Nossa democracia soviética, precisamente, é a expressão desse fato histórico: o povo soviético se converteu no criador consciente do novo regime social. O camarada Stálin disse que, agora, são os milhões de trabalhadores que constituem as massas, que decidem acima de tudo os destinos dos povos e dos Estados.

“Os operários e camponeses que constroem as oficinas e fábricas, minas e estradas de ferro, kolkozes e sovkozes, sem alarde e sem ostentação, que criam todos os bens da vida, que sustentam e vestem o mundo todo: estes são os verdadeiros heróis e os criadores da nova vida” (Stálin).
Na sociedade soviética, onde não existe mais nem classes hostis, nem nações oprimidas, mas onde o Estado garante os interesses de todos os trabalhadores, o povo faz verdadeiramente a política e a executa em sua atividade criadora. Esta particularidade da democracia soviética, explica por que seu movimento para a frente, cada vez mais forte, é a lei da vida da sociedade soviética.

                                     Apelo Constante à Atividade Criadora do Povo

O FATO de que os operários, os camponeses, os intelectuais soviéticos reconhecem que seu país não pode estacionar mas que deve elevar-se continuamente, o fato de que todo o nosso povo procure cooperar com seu trabalho para esse movimento ascensional de toda a sociedade, constitui a imensa força interna da sociedade soviética. Os trabalhadores consideram como seu dever elevar constantemente a produtividade do trabalho, já que o aumento da riqueza da sociedade, nas condições do socialismo, significa também o aumento do bem-estar material e cultural para todos os seus membros.

Evidentemente, nas condições difíceis da guerra contra os invasores alemães, nosso país, para salvaguardar a própria existência do povo e suas conquistas socialistas, teve que por todos os seus recursos e suas forças principais a serviço do Exército e da frente de combate. Nesses anos, a vida era difícil, cada pessoa devia limitar-se rigorosamente ao mínimo necessário, suportando privações. Mas essas dificuldades da guerra foram amplamente vencidas. O povo defendeu sua vida, a liberdade, o regime socialista e sua democracia soviética. Defendeu também a condição essencial que lhe vai permitir num lapso de tempo muito curto, impulsionar rapidamente todo o desenvolvimento do país e elevar consideravelmente o nível de vida material e cultural de todos os trabalhadores da União Soviética. Assim, a idéia que Lênin possuía a respeito da potência criadora do povo, que por si mesmo constrói, conscientemente, a vida social, encontra em nosso país sua realização prática. Esta é a base do movimento ascendente, inquebrantável, da sociedade soviética, a força interna do Estado soviético, a condição principal e a manifestação da democracia soviética. Este é o sentido profundo da indicação de Lênin, segundo a qual, a democracia soviética eleva, educa, instrui toda a massa gigantesca das classes trabalhadoras

“que até agora, tinham permanecido completamente fora da vida política, fora da história”(3).

                         Ampliação da Democracia e Reforçamento do Estado

ESTA particularidade de nossa democracia soviética, provoca, na medida em que a democracia se amplia e se desenvolve, um reforçamento constante do Estado soviético. Até agora, a experiência da história do desenvolvimento político consistiu, em parte, no fato de que as massas populares tinham que lutar contra o Estado burguês, a fim de conservar e de defender os direitos democráticos já adquiridos. Na sociedade soviética, o povo e seu Estado estão interessados no mesmo grau na ampliação e no desenvolvimento da democracia para os trabalhadores, incorporados a uma vida política ativa. Com isso, o Estado soviético se torna mais sólido e poderoso. Esta particularidade da sociedade soviética permite desenvolver constantemente e ampliar por todos os meios a democracia soviética, no curso do desenvolvimento do socialismo.

Nesses últimos tempos, nenhuma questão da vida política contemporânea provocou tantas discussões contraditórias na opinião pública mundial, como a questão da democracia. No entanto, nessas discussões levou-se muito raramente em conta a circunstância simples, porém decisiva, para compreender o sentido e o caráter da democracia, de que toda a democracia deve ser julgada segundo os resultados efetivos de sua influência na sociedade, segundo a solução das principais questões sociais no seio dessa sociedade.

Os diversos adversários da democracia soviética preferem calar-se a respeito desse aspecto essencial da questão, de tal forma que, de todas essas discussões sobre a democracia, não resta literalmente nenhum vestígio, quando se substitui tais falatórios sobre o assunto, pelo exame dos fatos extraídos da própria vida. Tomemos a questão essencial de toda democracia, a dos direitos políticos dos trabalhadores. Em nosso país, foi abolido o regime injusto, próprio da sociedade capitalista, pelo qual as fábricas não são propriedade dos que trabalham nelas, o regime pelo qual a terra não está à disposição dos que a trabalham mas dos que vivem do trabalho alheio. O mérito principal da democracia soviética consiste no fato de que os trabalhadores, as massas populares, possuem, elas próprias, todos os meios de produção, todas as riquezas que criam. Compreende-se que se os trabalhadores consideram um tal regime como realmente democrático e justo, os que vivem às custas do trabalho dos demais, não queiram reconhecer que este regime é democrático. Mas aí é que se descobrem os inimigos da verdadeira democracia, que põem seus interesses particulares acima dos interesses do povo e da sociedade.

                                      A Questão Nacional Resolvida Com Justeza

TOMEMOS outra questão. Como se sabe, nem na Rússia tzarista, nem nos Estados estrangeiros atuais, a questão nacional foi resolvida no sentido do progresso. Em inúmeros Estados burgueses estrangeiros, incluindo entre eles os que costumam se considerar como democráticos, as relações entre as nações são resolvidas com o chicote e a baioneta, e esses mesmos Estados estão construídos sobre a opressão e a humilharão de todas as demais nações, pelas classes dirigentes e a nação dominante. Quanto ao poder soviético, ele liquidou o jugo nacional e colonial, que pesava sobre os povos que vivem na periferia da Rússia; ajudara-os e continua a ajudá-los a elevar sua economia e sua cultura ao nível das províncias centrais do país; deu-lhes enfim todos os direitos. Os países periféricos que eram antigamente oprimidos, converteram-se em Repúblicas Soviéticas independentes, que têm uma economia e uma cultura desenvolvidas. O poder soviético foi o primeiro na história que soube criar o ambiente de sincera amizade e de solidariedade fraternal entre todos os povos que vivem na União Soviética. A libertação do jugo nacional e colonial de dezenas de milhões de homens pelo poder soviético, é um grandioso resultado da democracia.

Sabe-se que a guerra é uma dura prova da solidez e da realidade dos elos estabelecidos entre as nações, entre os povos. E a verdade é que, durante a Guerra Pátria, as relações mútuas entre os numerosos povos de nosso país, foram semelhantes àquelas que ligam os membros de uma família unida. Na guerra que acaba de ser travada, a incorporação dos povos de nosso país no sentido da cooperação mútua e da luta em comum para a salvação da Pátria, o clã de todos os povos em defenderem uns aos outros, surgiu com uma clareza intensa e comovedora. Os povos da União Soviética deram ao mundo capitalista exemplos insuperáveis de fidelidade fraternal e de dedicação recíproca. Todos os povos da União Soviética, se uniram em torno do povo russo, como em volta de seu irmão mais velho, e derrotaram o inimigo, pelo seu esforço conjunto.

Tais são os admiráveis frutos da democracia soviética. Nisto se verifica a grande importância ideológica e política que possui na vida da sociedade soviética, na vida de nosso Partido, a teoria elaborada por Lênin e por Stálin, sobre a construção de um Estado socialista multinacional baseado na colaboração fraternal de todas as nações, na amizade sincera dos povos.

                  Um Estado Livre e Forte, no Qual as Massas Têm o Papel Decisivo

A APLICAÇÃO real e não fictícia, da democracia, pressupõe também a unidade dos interesses, a unidade moral e política de todo o povo. Lênin considerava que essa unidade das massas trabalhadoras é uma das particularidades fundamentais da sociedade socialista:

“Pensamos que a consciência das massas é que torna forte o Estado. O Estado é forte quando as massas sabem tudo, podem julgar de tudo e tudo fazem conscientemente”(4).
Generalizando a experiência da história política da Rússia, Lênin considerava igualmente, que, quanto mais liberdade política há num país, quanto mais sólidas e democráticas são as suas instituições representativas, mais fácil é para as massas populares, aprender política, e a política é, antes de tudo, participar nos negócios do Estado. A experiência da participação de nosso povo na direção do Estado e a defesa abnegada do poder soviético pelo povo, durante a Guerra Pátria, revelam a elevada consciência política, a unidade moral e política sempre crescente de nossa sociedade soviética, educada pelo Partido de Lênin no espírito das idéias soviéticas de vanguarda, no espírito do socialismo.

                            Causas Profundas da Inviolabilidade do Socialismo

A HISTÓRIA conheceu inúmeros exemplos de uma nobre dedicação às próprias idéias, entre os grandes sábios, artistas e intelectuais. Nenhuma ameaça, nenhum sofrimento podia fazê-los renunciar a suas convicções de vanguarda. Mas eram apenas indivíduos isolados. Nem a história do passado, nem o desenvolvimento contemporâneo da sociedade conheceram qualquer outro exemplo de como um povo inteiro, e neste caso um grande povo, de como uma sociedade inteira, e neste caso uma sociedade de milhões de homens, lutaram politicamente unidos, sob a bandeira de uma concepção de vanguarda única.

Nisto consiste a solidez do regime soviético, a vitalidade e a invencibilidade do socialismo. Tudo isto explica por que os homens soviéticos que criaram, por si mesmos, o regime democrático de sua vida, defendem com todas as suas forças a sua democracia, o seu poder, não deixam, nem deixarão que sejam ofendidos, e considerem esta democracia a melhor e a que mais completamente reflete seus interesses fundamentais. Tudo isto explica também porque, por exemplo, as eleições ao órgão supremo do Poder, dão lugar a trapaças e cambalachos, entre as classes possuidoras, em tantos Estados estrangeiros, quando na União Soviética, as eleições ao Soviet Supremo são uma festa nacional, expressão da dedicação sincera, da consciência e da confiança profunda do povo, em seu Partido, em seu querido chefe do Estado, o camarada Stálin.

Todo o mundo tem presente ainda na memória, como o povo soviético se pronunciou, unanimemente, a favor da política do Partido Bolchevique e do Governo Soviético, nas últimas eleições. Os eleitores deram então o seu voto ao bloco dos comunistas e sem-partido. Oito anos passaram desde então. E nosso povo se convenceu mais uma vez de que se pode ter confiança num Partido como o Partido Bolchevique, para defender os interesses do povo e que todos os homens soviéticos podem votar com audácia pela política de um Governo como o nosso Governo Soviético, porque essa política defende os interesses do povo, em nome do Socialismo.

Nossos homens soviéticos dizem também: durante todos esses anos, seguimos firmemente a bandeira do camarada Lênin, pai de nosso regime soviético. Foram anos de glorioso trabalho criador e de luta sem quartel do povo que havia percorrido, sem recuos, a senda radiosa do comunismo. Seguindo este caminho, nossa Pátria se cobriu de glórias e multiplicou suas forças. Sentimo-nos orgulhosos e felizes de termos percorrido esse caminho sob a sábia direção de nosso chefe, o camarada Stálin.

Que nossa Pátria viva e floresça através dos séculos!

Viva o nosso Poder Soviético, criado por Lênin e Stálin!

                                             * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Notas:
(1) J. Stálin — Problemas N.° 5, págs. 19 e 20, “Resposta ao Camarada Ivanov, Rio. 
(2) J. Stálin — “Cuestiones del Leninismo”, pág. 712 — 713, Ediciones en Lengues Extranjeras, 1941, Moscou. 
(3) V. I. Lênin — OBRAS COMPLETAS, edição russa, Mocou. 
(4) V. I. Lênin — “Lênin, Stálin e a Paz”, pág. 69, Editorial Vitória. 1949, Rio. 

                 ************************************************************************* 

“Só através da solução dos problemas da revolução agrária e anti-imperialista poderemos efetivamente progredir e tirar nosso povo do atoleiro semi-feudal e semi-colonial em que se encontra”.
Luiz Carlos Prestes