Problemas teóricos

"Na edição número 47 da revista, no editorial, que vem sob o nome "1917 – Uma etapa nova e superior na história da humanidade", tem alguns problemas teóricos que eu gostaria de compartilhar com vocês. São eles:
No final da última frase do 1° parágrafo onde se lê "…podem construir um mundo mais justo e humano." A palavra mais leva-nos ao entendimento de que esse mundo, fundado na sociedade capitalista, já é justo e precisa ser mais justo. No que eu pude apreender no estudo dos clássicos do marxismo e nos textos da Princípios, toda a luta dos trabalhadores e da classe operária, em especial, deve ser pela completa superação da sociedade capitalista, que na sua essência é injusta e perversa. Logo, por esse entendimento, melhor seria que na frase estivesse escrito: "…podem construir um mundo justo e mais humano." Por que mais humano? Porque o mundo capitalista, apesar das injustiças, é uma criação humana, porém a sua estrutura impede o pleno desenvolvimento da nossa potencialidade criadora, que será possibilitado com o advento de uma sociedade sem exploração do homem pelo homem e a abolição da propriedade privada dos meios de produção.
O outro problema é no final do último parágrafo onde se lê: "…aquela que passa das milenares sociedades divididas em classes para uma sociedade sem classes e sem dominadores." Como a frase está se referindo à revolução bolchevique de 1917, o problema é mais de ordem histórica e teórica, posto que, no meu entendimento, não há problema na frase do ponto de vista propagandístico. O problema é que, com a revolução socialista de 1917, na Rússia, não desapareceu a divisão de classes -mesmo quando os exércitos invasores e dos russos brancos foram aniquilados pelo exército vermelho – pois dentro do Estado soviético gerou-se uma nova burguesia, que foi trabalhando de forma sub-reptícia para a restauração do velho capitalismo na União Soviética. Essa burguesia, adaptada à nova realidade da Rússia e dos países que integravam a ex-União Soviética, manifestou-se mais claramente com as teses de Kruschev, em 1956, e mais recentemente com a ascensão de Mikhail Gorbachev à direção do PCUS, que fechou, digamos assim, o ciclo lento de restauração do capitalismo na União Soviética.
Por isso, creio que melhor seria se, no final da frase, tivesse: "…aquela que passa das milenares sociedades marcadas pela exploração do homem pelo homem para uma sociedade sem explorados e nem exploradores."
Hildo Cezar Freire Montysuma Rio Branco/AC

Seriedade

"Considero a revista Princípios a melhor publicação do gênero; destaca-se pelo altíssimo nível e pela seriedade de suas análises."
Héctor Alvariza Bagé/RS

Mais polêmica
"A revista daria uma melhor contribuição à formação intelectual e teórica dos seus leitores se fosse mais polêmica, mais viva, publicando artigos sobre várias temáticas, privilegiando o aprofundamento e o confronto de idéias entre autores com interpretações diferenciadas."
Luiz Cláudio Duarte Campos/RJ

Acesso à bibliografia
"É sempre com muito entusiasmo que recebo a revista Princípios, que nos permite, com seus artigos e estudos vivos, acesso a elementos de reflexão e orientação crítica sobre o que ocorre hoje no Brasil e no Mundo.
De especial interesse para mim, neste último número, foi o artigo do professor Paulo Nogueira Batista Jr. Como alguns estudos citados na bibliografia – que me ajudariam a desenvolver pesquisas particulares que faço atualmente – não fornecem indicação de Editora, estou escrevendo para que vocês me informem como conseguir estas pesquisas."
Celso Macedo Gama, Brasília/DF

EDIÇÃO 48, FEV/MAR/ABR, 1998, PÁGINAS 82