Novas sugestões
"Acredito que deveríamos ser menos teóricos e mais objetivos. Por exemplo: por que todos os muros e paredes de São Paulo são pichados pelos mantenedores do sistema, não deixando nenhum espaço para qualquer mortal que queira protestar? Seria uma pesquisa e matéria para ser feita. Bastante esclarecedora. Outra sugestão seria explicar como foi que o sistema acabou com o PMDB – foi por que o PMDB era nacionalista?".
Beetin F. Hardman Campinas/SP

Cem anos de Brecht
"Faço Artes Cênicas (teatro) na Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina (UDESC) e tenho uns comentários a fazer.
Seria muito bom se a revista Princípios fizesse uma matéria sobre os cem anos de Bertolt Brecht. Outra sugestão é uma matéria com o diretor e dramaturgo Augusto Boal que é reconhecido mundialmente por suas técnicas do Teatro do Oprimido – onde o público discute diversas questões políticas e sociais.
Espero que as sugestões sejam pensadas e estarei torcendo para que sejam atendidas".
Alexandre Farias Florianópolis/SC

Sobre a África
"Considero a revista Princípios – de longe – a melhor publicação periódica editada no Brasil que caiu em minhas mãos nestas últimas décadas. Durante toda minha vida fui diplomata de carreira do Brasil. Não tenho grande informação sobre os acontecimentos na África neste momento. Mas o conhecimento que tive do Norte da África e também de parte da África negra leva-me a alertar os senhores para que analisem com cuidado o artigo de Philippe Leymarie, publicado pela revista em sua edição 47.
O ponto central da questão é que o artigo de Leymarie – o qual é indubitavelmente um 'formador de opinião' sofisticado e bem informado – comenta muita coisa, omite muita coisa, consegue dar uma aparência de imparcialidade e muita erudição, e acaba sendo publicado em uma revista cujos princípios são diferentes dos que ele transmite.
Assim, vejamos:
"a derrota de Mobutu, no ex-Zaire, gerou uma crise que, pela primeira vez, desde os anos 1960, foi resolvida pelos próprios africanos (…) uma crise de amplitude como a do Congo-Zaire foi solucionada pelos próprios africanos".
Senhores, se nos anos 1960 a crise foi resolvida pelos próprios africanos, por que Philippe Leymarie reconhece mais adiante que Mobutu foi 'criação' da CIA? E se a crise atual foi resolvida pelos próprios africanos, por que Leymarie gasta substancial espaço explicando a atuação dos Estados Unidos a favor de Kabila (ajuda decisiva, diga-se de passagem), mas omite algo que a imprensa informou a respeito: que o treinamento dos tutsis para a invasão do Zaire estava sendo feito pelos norte-americanos e que, inclusive, seis 'conselheiros' norte-americanos haviam morrido nas lutas naqueles primeiros dias de invasão. E, também, pouco depois, O Estado de São Paulo publicou a notícia de que, à medida que as tropas 'de Kabila' marchavam em direção à capital, as grandes minas congolesas, situadas justamente no Sul e no Centro do País, passavam para as mãos de empresas norte-americanas (…)".
Marina do Rego Freitas de Toledo Santana de Parnaíba/SP

Avante Princípios
"Demoraremos, mas abalaremos. Continuamos a construção desta militante tarefa, laboriosa e revolucionária, de divulgar a revista. Todos estão convocados para divulgar esta página revolucionária da imprensa mundial marxista. Dizemos, com mais convicção, ser esta revista instrumento necessário para rompermos com o pensamento único, que aliena mentes e petrifica corações. Insistiremos, com empenho cotidiano, podem tremer coveiros do socialismo, e conquistaremos corações e mentes daqueles que do amanhã esperam felicidade e justiça. Alcançaremos, com certeza e luta, a meta de quatro mil assinantes até outubro, contribuindo assim para o fim do sistema capitalista, que já vai tarde".
André Martins Campos/RJ

EDIÇÃO 49, MAI/JUN/JUL, 1998, PÁGINAS 82